Visando maior justiça esportiva, Conmebol anuncia fim do gol fora de casa.
A regra do gol fora de casa é muito controversa, pois uns acreditam que ela é benéfica e outros afirmam ser algo totalmente injusto. Em meio à esta discussão, a Conmebol anunciou o fim deste critério de desempate visando uma maior justiça esportiva. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (25), em Luque, no Paraguai, local onde fica a sede da entidade.
“A Conmebol extinguiu o “gol fora de casa”. A partir de agora, todos os gols dos torneios da entidade terão o mesmo valor, sendo que os muitos gols convertidos como visitante não serão mais considerados como desempate. Com isso, visa-se uma maior justiça esportiva”, diz o comunicado.
É importante destacar que o fim da regra do gol fora de casa vinha sendo discutido recentemente, mas principalmente os argentinos tinham uma resistência quanto a mudança. Agora, com o anúncio da nova regra, a Conmebol faz o mesmo que a UEFA fez com suas competições. A europeia anunciou o fim do gol fora no mês de junho, enquanto a CBF extinguiu o critério em 2018.
O critério do gol fora de casa foi inserido em confrontos eliminatórios da Libertadores e da Sul-Americana no ao de 2005. Porém, desde 2008 não valia para a final da competição, isso enquanto havia das partidas para definir o título. É importante destacar que na reunião em que foi definido o fim do gol fora, também foi acertado detalhes da final da Libertadores que ocorrerá no próximo final de semana.