Conmebol confirmou a suspensão provisória de Rodrigo Moledo por doping.
O zagueiro Rodrigo Moledo, de 34 anos, do Internacional, está suspenso por doping. A Conmebol confirmou a suspensão provisória do zagueiro por uso ostarina, que é proibida pela entidade. A substância foi detectada após exame realizado pelo defensor na partida contra o Metropolitanos, pela Libertadores, no último dia 25 de maior. Em nota, o time gaúcho afirmou que irá prestar todo apoio ao seu atleta.
“A Conmebol suspendeu provisoriamente o zagueiro Rodrigo Moledo por suposta presença da substância ostarina em exame antidoping realizado após a partida contra o Metropolitanos, no dia 25/05, na Venezuela. O atleta requereu a contraprova da amostra. O clube dará o devido suporte ao atleta por meio de seu departamento jurídico. Registramos, por fim, a confiança na idoneidade do atleta e esperamos que tudo seja devidamente esclarecido”, diz a nota emitida pelo Internacional.
A suspensão de Rodrigo Moledo é válida para todas as competições profissionais, por isso irá desfalcar o Internacional nos próximos jogos. Por outro lado, o defensor já solicitou a contraprova do exame, que deve ocorrer dentro de alguns dias. Por meio de comunicado, Moledo afirmou que sua carreira sempre foi limpa e idônea, sendo que irá até as últimas instâncias para provar a sua inocência.
“Por uma suposta presença da substância ostarina no meu exame antidoping realizado após a partida contra o Metropolitanos, no dia 25/05, na Venezuela, fui comunicado hoje que fui suspenso provisoriamente pela Conmebol. Por toda a minha vida me preparei e trabalhei para cumprir meu sonho de ser jogador de futebol. Há mais 15 anos como profissional sempre atuei de forma idônea, limpa e transparente e vou lutar até o fim para esclarecer o ocorrido e provar minha inocência”, disse Rodrigo Moledo.
O que é ostarina?
De acordo com o médico José Kawazoe Lazzoli, especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), a Ostarina é um modelador seletivo dos receptores androgênicos e aumenta a atividade anabolizante. Ela, em si, não chega a ser um anabolizante, mas consegue fazer com que os receptores androgênicos sejam acionados de maneira mais otimizada, perdendo o peso e aumentando a massa muscular.
Assim como Rodrigo Moledo, o zagueiro Manoel, do Fluminense, também foi suspenso pela Conmebol pelo uso da referida substância. O zagueiro tricolor já está afastado dos gramados há mais de um mês e ainda aguarda o julgamento a ser realizado pela entidade máxima do futebol sul-americano. Inicialmente, o julgamento estava marcado para o último dia 28 de junho, mas acabou sendo adiado.