Após falas polêmicas de Jorge Kajuru que envolveram o clube, ABC emitiu uma nota de repúdio.
Conforme divulgado pelo Giro Esportes News, o senador e jornalista esportivo Jorge Kajuru apresentou falas fortes e acusatórias contra o ABC e seus atletas. Kajuru, visivelmente irritado, disse que os jogadores do time potiguar eram bandidos e teriam recebido dinheiro para vencer o Vila Nova, clube que estava disputando o acesso para a Série A do Brasileirão.
Diante da notória repercussão, a direção do ABC, por meio de nota de repúdio, se manifestou sobre a situação ocorrida. No comunicado, a agremiação afirmou que a liberdade de expressão e manifestação de pensamento é algo permitido pela Constituição Federal, mas quando exercida com excesso está sob amparo do controle jurisdicional brasileiro.
Ainda segundo a nota de repúdio, o ABC afirma que é uma instituição centenária e que sempre prezou pela ética desportiva. Além disso, afirmou que irá ingressar juridicamente contra Jorge Kajuru para buscar as reparações devidas após as graves acusações. Por fim, salientou que tal medida não impede que os atletas ofendidos possam buscar seus direitos individualmente.
Abaixo, confira a nota de repúdio emitida pelo ABC:
“O ABC FUTEBOL CLUBE, por sua Diretoria, especialmente em nome dos seus sócios e torcedores, REPUDIA, com veemência, as acusações verbalizadas pelo jornalista e senador Jorge Kajuru, em vídeo que passou a circular neste domingo (26), nas quais, entre outras coisas, chama os atletas do clube de “prostitutas” e “bandidos” em razão do resultado do jogo de sábado passado (25), ABC 3 x 2 Vila Nova/GO, válido pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
A liberdade de expressão e manifestação do pensamento é uma garantia constitucional que, entretanto, se sujeita ao controle jurisdicional quando exercida de modo abusivo, atingindo a honra e a imagem de pessoas e instituições.
Agremiação centenária, em cujas longas décadas de vida tem primado pelos valores ético-desportivos, o ABC considera-se moralmente ofendido pelo nominado senhor e, sem embargo dos interesses jurídicos individuais a serem eventualmente defendidos por cada atleta agredido, o estará interpelando nos próximos dias a apresentar as provas que possui a respeito das acusações, sob pena de vir a responder por perdas e danos produzidos, sem prejuízo de ofício à Comissão de Ética do Senado Federal, a quem compete o exame do ocorrido para fins disciplinares.
A Diretoria.”
https://twitter.com/ABCFC/status/1729235065459359901https://twitter.com/TaticaPeloMundo/status/1728933001453797851