O Fortaleza anunciou de forma oficial a demissão do técnico Juan Pablo Vojvoda do comando da equipe.
O Fortaleza comunicou nesta segunda-feira (14) o desligamento do técnico Juan Pablo Vojvoda, que esteve à frente do clube desde 2021. A decisão foi tomada em conjunto com a diretoria, encerrando um ciclo marcado por conquistas importantes e recentes dificuldades.
Em sua passagem pelo Leão do Pici, Vojvoda comandou 310 jogos oficiais, acumulando 145 vitórias, 77 empates e 88 derrotas. Sob seu comando, o time conquistou três títulos do Campeonato Cearense (2021, 2022 e 2023) e duas Copas do Nordeste (2022 e 2024). Além disso, foi sob sua liderança que o clube alcançou a inédita classificação para a Copa Libertadores da América.
Contudo, a temporada de 2025 se mostrou turbulenta para o treinador, que obteve apenas 11 triunfos em 35 partidas disputadas, resultado que influenciou sua permanência no cargo. A decisão de deixar o comando técnico veio após uma sequência de nove jogos sem vitórias, incluindo a derrota no clássico contra o Ceará, no último domingo (13).
No Brasileirão, o Fortaleza ocupa a 18ª colocação, vivendo momento delicado na competição nacional. Apesar disso, o clube ainda segue na disputa da Libertadores e se prepara para o confronto contra o Vélez Sarsfield, pelas oitavas de final da competição continental.
Confira a nota oficial do Leão do Pici:
“Comunicamos a saída de Juan Pablo Vojvoda do comando técnico da equipe.
Os auxiliares Nahuel Martínez e Gastón Liendo, o preparador físico Luís Azpiazu, o psicólogo Christian Rodríguez e o preparador de goleiros Santiago Piccinini também deixam o clube.
Foram 310 jogos oficiais, cinco títulos conquistados e campanhas históricas em competições nacionais e internacionais, deixando seu legado como o maior técnico da história do Fortaleza.
Vojvoda deixa o Leão do Pici na sua quinta temporada com 145 vitórias, 77 empates e 88 derrotas. Foi Tricampeão Cearense de 2021, 2022 e 2023, conquistando o inédito Pentacampeonato, além de ter sido Bicampeão da Copa do Nordeste 2022 e 2024.
Além dos títulos, o Vojvoda levou o Laion ao terceiro lugar da Copa do Brasil, a dois G4 do Campeonato Brasileiro, três disputas da CONMEBOL Libertadores, chegando duas vezes nas oitavas de final, e foi Vice-Campeão da CONMEBOL Sudamericana de 2023.
Muito mais que títulos e campanhas, o Pici viu um profissional humano, respeitoso e leal à instituição Fortaleza Esporte Clube.
O Tricolor de Aço agradece profundamente todo legado, amor, respeito e lealdade de Juan Pablo Vojvoda a Instituição e a Nação Tricolor. O seu legado é eterno e o Leão do Pici sempre torcerá pelo seu sucesso, desejando êxito nos seus próximos desafios.”