Revelado pelo Grêmio e naturalizado russo, Mário Fernandes confirmou sua aposentadoria dos gramados.
O lateral-direito Mário Fernandes, de 35 anos, que foi revelado pelo Grêmio, anunciou nesta sexta-feira (19) sua aposentadoria dos gramados. O comunicado do agora ex-jogador foi pelas redes sociais, onde afirmou que estava definitivamente deixando o futebol profissional.
“Hoje oficialmente estou encerrando minha carreira como jogador profissional de futebol. Obrigado Senhor Jesus, seria impossível se não fosse o senhor meu Pai, Toda Glória Honra ao senhor Jesus. Abraços, Mário Figueira Fernandes”, diz o comunicado.
Mário Fernandes começou a carreira no São Caetano na primeira década dos anos 2000 e ainda na base se transferiu para o Grêmio. Em 2009, antes mesmo de estrear pelo time principal do Tricolor, acabou fugindo de Porto Alegre e só foi encontrado no interior de São Paulo após alguns dias. A situação envolvendo o ex-jogador até hoje é lembrada, mas não foi a única polêmica em que se envolveu.
O ex-lateral subiu aos profissionais do Grêmio em 2009 e não demorou muito tempo para se firmar como titular. Em 2011, quando vivia grande fase, chamou a atenção após recusar uma convocação para a seleção brasileira, algo que não é usual. Permaneceu no Grêmio até 2012, quando foi negociado definitivamente com o futebol russo.
Naturalização e Copa do Mundo pela Rússia
No referido ano, Mário Fernandes acertou com o CSKA Moscou, clube em que atuou por 10 anos e se tornou ídolo. Nesse meio tempo, o jogador se naturalizou russo e acabou disputando a Copa do Mundo de 2018 pelo seu novo país. Em 2022, em meio aos conflitos envolvendo a Rússia e a Ucrânia, o então jogador teve seu contrato suspenso com o CSKA e retornou ao Brasil, desta vez para vestir as cores do rival do Grêmio: o Internacional.
A ida de Mário Fernandes ao Internacional acabou chamando a atenção, afinal foi revelado pelo maior rival. No entanto, a passagem do lateral pelo Beira-Rio foi rápida. Com apenas cinco jogos disputados e alegando que não se adaptou ao futebol brasileiro, Mário Fernandes retornou à Rússia. Em seu retorno ao país europeu, viu o CSKA não aceitar o seu retorno, o que fez com que acertasse com o Zenit, rival do CSKA.
Mário Fernandes esteve vinculado ao Zenit até o meio de 2024, quando seu contrato se encerrou. Desde então, não aceitou mais propostas de clubes e acabou oficializando a sua aposentadoria dos gramados.