Connect with us

Basquete

Luto no basquete brasileiro

Falecimento de campeã mundial deixa o basquete brasileiro de luto.

As mortes em decorrência do Covid-19 já ultrapassaram a marca de 355 mil pessoas no país. A pandemia segue contagiando e ceifando vidas, sendo que uma das mais recentes acabou deixando o basquete brasileiro de luto. Morreu na manhã desta terça-feira (13), aos 52 anos, no município de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, a ex-jogadora de basquete Ruth de Souza.

Rutão, como ficou conhecida nos tempos de jogadora, estava internada na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) desde o final de março, não tendo resistido às complicações do Covid-19. À época de sua internação, apesar de estar com sua diabetes controlada e com os rins trabalhando perfeitamente, estava com seus pulmões comprometidos em 70%. A morte foi divulgada por familiares nas redes sociais.

“É com pesar que Nely e Rubens venho informar o falecimento da minha irmã Ruth Roberta de Souza hoje às 6:30 da manhã! Agradeçamos as orações, agora ela descansou”, disse a família.

O basquete brasileiro está em luto por conta do falecimento de Ruth de Souza e não é para menos. A pivô, que atualmente era treinadora em sua cidade natal, participou das campanhas dos Jogos Pan-Americanos de Havana, da Olimpíada de Barcelona, além de ter sido campeã mundial com a seleção brasileira em 1994. Muito querida, Rutão recebeu homenagens de ex-colegas e da própria Confederação Brasileira de Basquete.

Homenagens

Entre os principais nomes que homenagearam a ex-jogadora, estão grandes destaques do basquete brasileiro. Hortência e Magic Paula, companheiras de Ruth de Souza na conquista do Mundial de 1994, manifestaram o seu luto sobre a perda precoce da amiga.

“Infelizmente recebemos a notícia que nossa grande amiga e companheira, a Ruth, se foi, e uma atleta que nos ajudou muito a ser campeã do mundo. Acompanhamos por todo esse tempo a angústia, angustiadas mesmo com as notícias dos familiares no nosso grupo das campeãs mundiais no WhatsApp. Acompanhamos passo a passo tudo que aconteceu, torcendo de longe para que ela segurasse essa onda. Mas não foi possível. O que temos a fazer é agradecer o que ela fez pelo basquete feminino. E que Deus receba ela de braços abertos. O basquete está triste. E vamos rezar para que ela seja recebida com festa lá no céu”, disse Hortência.

Outra que lembrou dos momentos ao lado de Rutão foi Magic Paula:

“Perdi uma amiga, com uma história de vida de muitos desafios, mais jamais perdeu sua doçura e sempre com seu jeito humilde e eficiente na convivência em grupo. Dia muito triste para mim. Ruth fazia parte da minha família e sempre recebida com carinho, como merecia. Que ela faça esta passagem com muita luz”, disse a ex-jogadora.

Nota da CBB

Já a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) externou o seu luto através das redes sociais, onde acabou homenageando um dos principais nomes que o basquete brasileiro já teve.“O SEU SORRISO É ETERNO!

É com dor e profundo pesar que a CBB informa o falecimento da campeã mundial e do Pan, Ruth! O nosso sorriso mais bonito. A nossa guerreira. Ruth combateu o bom combate e nos deixou nesta terça, aos 52 anos.

Guerreira, Ruth Roberta de Souza buscava os mais difíceis rebotes para o Brasil. Foram anos e anos defendendo a Seleção Brasileira feminina com seu talento e garra.

Em vida, Ruth recebeu diversas homenagens da Confederação Brasileira de Basketball nas últimas duas décadas, sempre em referência à sua garra em quadra, seu carisma, entrega e dedicação ao esporte. Ruth deixa um exemplo de como é possível combater o bom combate, ser firme, raçuda em quadra, defender as cores do Brasil, mas sem perder o Fair Play. Ruth, NÓS NUNCA ESQUECEREMOS O SEU SORRISO!

Obrigado, obrigado, eternamente obrigado!”

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Basquete