Demitido pelo Botafogo, Enderson Moreira é mais um técnico a ser demitido antes mesmo do início do Brasileirão.
Nesta manhã de sexta-feira (11), o Juventude demitiu o técnico Jair Ventura e agora à tarde, foi a vez do Botafogo demitir o técnico Enderson Moreira, antes mesmo do início do Campeonato Brasileiro. Essa é uma mudança feita pela equipe de John Textor, o investidor que comprou o clube carioca.
O treinador foi demitido depois de perder por 2 a 1 para o Fluminense, em duelo válido pela quinta rodada do Campeonato Carioca.
O grupo do investidor já possui um nome na pauta para assumir o comando técnico do Botafogo. Trata-se de Luís Castro, treinador português que atualmente comanda o time do Al Duhail, do Catar. A multa rescisória do português está avaliada em quase 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,9 milhões).
Luís Castro acumula passagens também por Shakhtar Donetsk e Porto. Inclusive, pelo clube português ele ganhou reconhecimento pelo bom trabalho nas divisões de base, ficando 10 anos no clube. Este é um dos principais fatores que fazem com que o Botafogo deseje sua contratação.
O Botafogo deseja definir o seu novo treinador o mais rápido possível, uma vez que, deseja retomar as ações no mercado de transferências em busca de novos reforços. Essas serão as primeiras contratações feitas por John Textor.
Enderson Moreira
O agora ex-técnico do Botafogo, Enderson Moreira, havia chegado ao clube em julho de 2021, quando o clube era o 14º colocado na tabela do Brasileirão Série B. Com Enderson no comando, a equipe foi da 14ª colocação para a conquista do título da competição, garantido o acesso para a Série A com duas rodadas de antecedência.
No total, Enderson comandou o Botafogo em 31 jogos, somando 20 triunfos, 7 empates e 4 derrotas.
Confira a nota do Botafogo:
“Em momento de transição para um novo modelo de gestão, mudanças são naturais e necessárias ao novo projeto. Com isso, o Botafogo comunica que Enderson Moreira não é mais o treinador da equipe de futebol. Junto ao profissional, também encerram o ciclo no Clube os auxiliares Luis Fernando Flores e Ailton Serafim, além do Preparador Físico Edy Carlos Soares.
No Alvinegro desde julho de 2021, Enderson Moreira conduziu o Botafogo de volta à elite do futebol nacional e sagrou-se campeão da Série B com a maior recuperação da história da competição e aproveitamento de 73%. Enderson comandou o Alvinegro em 31 jogos, sendo 20 vitórias, 7 empates e 4 derrotas.
O Clube agradece ao profissional e sua comissão na certeza da destacada contribuição na reconstrução do Botafogo, desejando sucesso em seus futuros projetos.”