O português Rui Duarte não resistiu ao rebaixamento no Campeonato Mineiro e foi demitido pelo Athletic-MG.
O Athletic-MG, de São João del Rei, confirmou a demissão do técnico português Rui Duarte. O treinador, que salvou a equipe do rebaixamento na Série B em 2025, não resistiu no cargo após ser rebaixado no Campeonato Mineiro. Junto com o técnico, também deixam a equipe de Minas Gerais os auxiliares Neca Fernandes e Frederico Carmo.
Rui Duarte foi contratado pelo Athletic-MG em junho do ano passado e tinha como missão livrar a equipe do rebaixamento à Série C do Brasileirão. Em suas primeiras cinco partidas comandando a equipe de São João del Rei conseguiu quatro vitórias e fez com que o time saltasse na tabela da Série B. Ao final da temporada, o objetivo de permanência foi alcançado.
Para 2026, a expectativa da direção do Athletic-MG era que com uma boa pré-temporada a equipe conseguisse ganhar corpo e ir bem no Campeonato Mineiro. No entanto, o que se viu foi um time com claras dificuldades, o que acabou resultado no rebaixamento ao Módulo II do estadual. Rui Duarte deixa o comando da equipe com um aproveitamento de 41,17%, sendo 10 vitórias, 12 empates e 12 derrotas em 34 partidas.
Abaixo, confira a nota oficial do Athletic-MG:
“O Athletic Club SAF informa que o treinador Rui Duarte não segue no comando técnico da equipe profissional, após rescisão contratual em comum acordo entre as partes.
Juntamente com o treinador, deixam o clube os integrantes da comissão técnica Neca Fernandes e Frederico Carmo.
O Athletic agradece aos profissionais pelo período à frente da equipe e pela contribuição na campanha que assegurou a permanência do clube na Série B do Campeonato Brasileiro, dentro do planejamento esportivo da temporada.
A instituição deseja sucesso aos profissionais em seus próximos desafios e informa que já trabalha na definição do novo treinador.”