Connect with us

Fórmula 1

RBR suspende piloto após comentários racistas

Piloto que disputa a Fórmula 2 é suspenso pela RBR após comentários racistas.

Já passou da hora de não existirem mais brincadeiras que contenham falas racistas, homofóbicas, xenófobas, dentre outras, porém ainda existem pessoas que insistem em desrespeitar o próximo. Foi justamente por conta de comentários racistas e homofóbicos que a RBR suspendeu o jovem piloto Jüri Vips. O estoniano, que faz parte da academia de jovens pilotos e compete na Fórmula 2 pela Hitech, ficará afastado da equipe austríaca até que as investigações sobre o caso sejam concluídas.

“A RBR suspendeu o piloto júnior Jüri Vips de todas as funções da equipe com efeito imediato, aguardando uma investigação completa do acidente. Como organização, condenamos qualquer tipo de abuso e temos uma política de tolerância zero a linguagem ou comportamento racista dentro de nossas organizações”, diz o comunicado da RBR.

As falas de cunho racista e homofóbica foram proferidas durante uma transmissão no Twitch (plataforma de streaming de vídeo ao vivo) no canal Liam Lawson, que também piloto e faz parte da academia de pilotos da RBR, sendo que Vips pronunciou uma expressão que é utilizada para se referir de forma ofensiva aos negros. Além da fala racista, o estoniano também afirmou que “rosa é uma cor gay”, quando seu colega piloto joga um boné rosa na sua direção.

Pedido de desculpas

Logo após a RBR emitir uma nota informando que Jüri Vips estaria sendo suspenso após as falas racistas e homofóbicas, o próprio piloto se manifestou através das redes sociais. Em nota, Vips afirmou que as palavras proferidas jamais podem ser ditas e não fazem parte dos valores e princípios que possui. O jovem piloto acabou se desculpando pelo ocorrido e afirmou que irá colaborar com as investigações, sendo que está profundamente arrependido.

“Eu desejo, sem restrições, pedir desculpa pela linguagem ofensiva utilizada durante uma transmissão hoje. Esta linguagem é inaceitável não traduz os valores e princípios que eu carrego. Arrependo-me profundamente das minhas ações e não é o exemplo que quero deixar. Vou cooperar com a investigação”, disse Vips.

Jüri Vips é considerado uma grande aposta pela RBR e nesta temporada chegou a participar da sessão de treinos do GP da Espanha na Fórmula 1. Já na Fórmula 2, o piloto ocupa a 7ª colocação na temporada atual.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Fórmula 1