Com a confirmação de Bortoleto na Sauber, Brasil voltará a ter um piloto no grid da Fórmula 1 após sete anos.
Os brasileiros amantes de automobilismo tiveram uma grande notícia neste começo de semana. A Sauber, escuderia que disputa a Fórmula 1, confirmou o brasileiro Gabriel Bortoleto, de 20 anos, como piloto titular da equipe para a temporada 2025 de F1. Apesar de jovem, Bortoleto vem se destacando nas categorias de acesso e esse foi o motivo para ter sido escolhido.
“Foi questão de escolher entre um calouro, ou um piloto mais experiente. Então pensando a médio prazo, a gente optou por um piloto jovem porque também seria importante para nós seguirmos nesta jornada com ele – sendo também uma equipe jovem. Agora, por que Gabriel? Porque eu vejo o que ele está fazendo. Ser campeão na temporada de estreia na F3, liderar a F2 até o fim. São conquistas fora do comum e que mostram seu grande potencial. Eu assisti suas corridas, vi o jeito que ele pilota, e fui imediatamente convencido”, disse Mattia Binotto, diretor da Sauber.
Bortoleto fala sobre o acerto com a Sauber
Durante o GP de São Paulo de Fórmula 1, que ocorreu em Interlagos no último final de semana, Gabriel Bortoleto teve a confirmação que seria piloto da Sauber em 2025. O brasileiro falou sobre a ansiedade de descobrir que estaria na F1 e o fato de não poder falar.
“Muitas pessoas acham que eu já tinha certeza, mas não é bem assim. Eu não cheguei no Brasil sabendo; foi durante o fim de semana. Eu tive que me manter quietinho, todo mundo me perguntando, pouquíssimas pessoas tinham ciência. Finalmente poder anunciar isso foi especial, mas foi difícil não falar”, disse o brasileiro.
A última vez em que um piloto brasileiro disputou uma temporada completa de Fórmula 1 foi em 2017 com Felipe Massa. Desde então, apenas Pietro Fittipaldi, em duas corridas como substituto em 2020, participou de corridas na principal categoria de automobilismo do mundo.