Neymar é alvo de críticas de Van Basten, por conta do estilo de jogo do craque brasileiro.
Marco Van Basten é um dos maiores nomes do futebol holandês, além disso, é ídolo do Ajax e do Milan, porém, teve sua carreira abreviada por conta das lesões. Atualmente, o ex-jogador é comentarista esportivo no canal Ziggo Sport, em seu país natal, sendo que no último final de semana acabou se envolvendo em uma polêmica. Durante a transmissão entre PSG e Reims, Van Basten teceu duras críticas ao estilo de jogo de Neymar, principalmente por estar sempre querendo confusão e se fazer de vítima.
“Neymar é um verdadeiro chorão. Ele está constantemente provocando. Em um segundo, ele comete falta em alguém, e no outro, ele se faz de vítima novamente. Você não tem permissão para tocá-lo. Eu aplaudiria se alguém finalmente lidasse com isso. É um jogador sujo. Desagradável dentro de campo”, disse Van Basten.
É bem verdade que algumas ações de Neymar não agradam nem mesmo os brasileiros, mas o que chama a atenção é o fato de Van Basten se manifestar contra o jogador do PSG mais uma vez. Em 2018, quando fez parte do grupo de estudos técnicos da FIFA para a Copa do Mundo, criticou bastante as constantes simulações cometidas por Neymar.
No entanto, engana-se quem pensa que Neymar foi a única “vítima” das críticas de Marco Van Basten. Recentemente, o ídolo holandês criticou fortemente os 100 milhões de euros gastos pelo Manchester United na contratação de Antony, atacante brasileiro que pertencia ao Ajax. Na ocasião, Van Basten afirmou que o atacante brasileiro não vale nem perto do valor investido pelos Red Devils.