FIFA estende para o mundo condenações aplicadas pelo STJD e baniu três jogadores do esporte.
A manipulação nas apostas esportivas entrou em evidência nos últimos meses após uma forte investigação identificar o envolvimento de atletas profissionais no esquema. No Brasil, inúmeros atletas que estavam sendo investigados foram punidos pelo Superior Tribunal de Justiça desportiva (STJD), porém, suas penas estavam restritas apenas às competições nacionais. Porém, agora não é mais assim. A FIFA confirmou que irá estender mundialmente as penas aplicadas pela justiça desportiva brasileira, o que culminou no banimento de três jogadores.
Dos 11 jogadores condenados pelo STJD e que tiveram suas penas estendidas para o resto do mundo, Ygor Catatau, Matheus Gomes e Gabriel Tota foram os mais afetados. Os atletas foram banidos do esporte pela FIFA, que seguiu à risca as condenações da justiça brasileira. Outros oito atletas envolvidos e condenados tiveram confirmadas suspensões que variam de 360 a 720 dias.
A punição imposta pela FIFA está diretamente ligada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A entidade máxima do futebol brasileiro requereu que as penas aplicadas no Brasil se estendessem à todas as federações filiadas à entidade máxima do futebol mundial, o que foi aceito. Vale lembrar que outros atletas ainda podem vir a sofrer com sanções, afinal houve outros condenados pelo STJD.
Abaixo, confira a lista dos jogadores punidos pela FIFA:
- Ygor Catatau (banido)
- Paulo Sérgio (600 dias)
- Gabriel Tota (banido)
- Paulo Miranda (720 dias)
- Fernando Neto (380 dias)
- Eduardo Bauermann (360 dias)
- Matheus Gomes (banido)
- Mateusinho (600 dias)
- André Queixo (600 dias)
- Moraes (720 dias)
- Kevin Lomónaco (380 dias)