Connect with us

Futebol

Clubes brasileiros apoiam a MP sobre direitos de transmissão

Seguindo o que foi feito pelo Flamengo, clubes brasileiros apoiam a MP sobre os direitos de transmissão

Após o Flamengo abrir o precedente, então tornou-se público que os clubes brasileiros apoiam a MP sobre os direitos de transmissão. A medida provisória 984/2020, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, autoriza os clubes mandantes a negociar os direitos de transmissão. Isso pode ser um marco no futebol brasileiro, pois uma emissora comandava quase 100% das transmissões. 

Além disso, o anúncio foi feito por dezesseis dos vinte clubes que disputam a elite do futebol brasileiro. Dessa forma, o manifesto feito pela maioria das equipes, houve a explicação dos motivos para tomarem esta posição. Entretanto, São Paulo, Grêmio, Fluminense e Botafogo não quiseram se manifestar sobre o assunto.

Confira abaixo o manifesto emitido por 16 das 20 agremiações:

  1. “Porque o torcedor é diretamente beneficiado. A MP acaba com os “apagões”, isto é, os jogos sem nenhuma transmissão, que ocorriam quando um canal tem o direito de um time e outro canal tinha o direito do outro. A situação anterior impedia, por exemplo, que mais da metade dos jogos do Campeonato Brasileiro fossem exibidos na TV fechada. Com mais partidas sendo exibidas, teremos um futebol mais democrático, mais acessível e mais barato.
  • Porque ela empodera os clubes a negociar seus direitos e incentiva a união entre as equipes. Assim, esse formato prevalece nos principais mercados de futebol do mundo. O Brasil está pronto para esse passo libertador, que certamente será o ponto de partida para outros aprimoramentos. Com a MP, quanto mais os clubes estiverem unidos, mais vão ganhar.
  •  Porque a concorrência vai aumentar. O modelo que vigorava no Brasil gerou concentração do futebol nas mãos de poucos investidores. Consequentemente, não alcançou todo o seu potencial e ainda gerou distorções no seu modelo de distribuição. A MP viabiliza a entrada de novos investidores no mercado, sem afastar os atuais, aumentando a disputa. E isso é bom para os clubes e melhor ainda para o torcedor. 
  •  Porque devemos seguir o exemplo de quem fez e deu certo. A legislação anterior tinha mais de 50 anos e não refletia uma forma moderna de negociação dos direitos esportivos. A ampliação de investimentos gera aumento de receitas para os clubes, viabilizando a manutenção dos nossos craques por mais tempo no país, além do investimento em estrelas internacionais.
  • Em resumo: os torcedores ganham com o fim dos apagões de jogos, com mais craques em campo e com um melhor espetáculo no Brasil. Os clubes ganham com mais liberdade e receitas. E o país ganha com os clubes mais sólidos financeiramente, maior geração de empregos e crescimento de impostos pagos aos governos. Por todas estas razões, APOIAMOS a MP 984/2020 e pedimos a sua CONVERSÃO imediata em Lei.

Hashtag:

Com a “hashtag” #ALeidoMandante, os clubes brasileiros apoiam a MP sobre direitos de transmissão. No entanto, se a eficácia disso irá existir, ainda é muito cedo para saber. Contudo, podemos afirmar que existe um risco muito grande, pois a maioria dos clubes dependem das cotas milionárias de televisão para permanecerem com suas atividades.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Futebol