Connect with us

Futebol

Mundial de Futsal terá VAR

FIFA confirmou que Mundial de Futsal terá VAR.

A utilização do VAR (Video Assistant Referee) nas partidas de futebol ainda gera opiniões divididas. No entanto, a FIFA deu mais um passo para aprimorar e não existir erros nas partidas. Agora, o Mundial de Futsal irá contar com o auxílio do árbitro de vídeo em suas partidas. O mundial, que ocorrerá entre 12 de setembro e 3 de outubro, na Lituânia, foi escolhido devido ao seu tamanho e visibilidade.

“É um marco importante para o futsal, a introdução do sistema de vídeo no mais alto nível de competição internacional. Será um sistema inovador para o esporte, permitindo revisão rápida de incidentes em quadra e garantindo resultados mais justos”, afirmou Pierluigi Colina, presidente do comitê de arbitragem da FIFA.

Assim como no futebol de campo, o uso do VAR não será para qualquer tipo de jogada. De acordo com as informações divulgadas pela FIFA, apenas em situações para conferir se houve gol ou não, pênaltis, cartões vermelhos diretos e erros na identificação do atleta, serão passíveis de utilização do recurso. Para a entidade, é um grande avanço a implementação da tecnologia, ainda mais numa competição do porte do Mundial de Futsal.

No entanto, tanto a FIFA como o ex-árbitro Pierluigi Colina reconhecem que a implementação do VAR no Mundial de Futsal gera desafios. No entanto, mostram-se seguros com o desafio e que o sucesso deverá acontecer, ainda mais após a aprovação de treinadores e jogadores.

“Claro, a implementação de qualquer novo elemento introduzido no jogo sempre apresenta desafios; no entanto, a reação da comunidade do futsal foi extremamente positiva. Os treinadores das seleções qualificadas serão informados sobre a ferramenta inovadora em breve e o foco é entregar uma Copa do Mundo de Futsal fantástica e tecnologicamente moderna ”, disse Colina.

Seleção Brasileira

Quem não vai ficar de fora do Mundial de Futsal é a seleção brasileira. A seleção verde e amarela está no grupo D e irá enfrenar a República Tcheca, Panamá e Vietnã. O primeiro confronto será no dia 13 de setembro, diante dos vietnamitas. A segunda partida, diante da seleção tcheca, irá acontecer no dia 16. Irá encerrar a fase de grupos no dia 19, ao enfrentar o selecionado do Panamá.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Futebol