Connect with us

Futebol

O que você precisa saber sobre o VAR

O VAR vem sendo algo muito comentado na mídia esportiva, pois vem causando muita polêmica. Fique por dentro do funcionamento dessa nova tecnologia que está presente em todas as rodadas do brasileirão.

O VAR chegou para auxiliar o árbitro de campo em alguns lances cruciais da partida. Para quem nunca ouviu falar em VAR, o VAR é uma abreviação inglesa, a qual significa “Arbitro assistente de vídeo”. No Protocolo da FIFA se encontra a seguinte explicação sobre a função do VAR: “assistência por vídeo procura detectar erros claros e óbvios em situações que possam modificar o resultado de um jogo”.

Em quais situações o VAR poderá ser acionado:

– Gol

– Pênalti

– Cartão vermelho direto

– Confusão de identidade

Por conseguinte, quando acontecer uma destas situações e o árbitro de vídeo achar que a escolha do árbitro de campo não foi a correta, o VAR poderá entrar em ação e pedir para o juiz de campo ir até o vídeo e checar o lance.

Quem pode solicitar a revisão de uma jogada pelo VAR:

– Árbitro de linha

– Próprio VAR (para alertar sobre uma irregularidade)

Como funciona o processo de revisão:

O VAR e os árbitros de campo se comunicarão através de um ponto eletrônico, portanto em casos de lances que poderão ter interferência do VAR, o árbitro central será avisado por este sistema. O árbitro indica que o VAR foi acionado quando posiciona uma mão no ouvido e estica o outro braço para cima. Assim então pedindo para os jogadores aguardarem e não colocarem a bola em jogo. Caso seja necessário revisar o lance, o árbitro faz o sinal de um retângulo com as mãos.  Após isto pode ir analisar o lance no monitor que fica posicionado na beira do gramado ou tomar a decisão com base nas informações vindas do VAR.

Quem tem a decisão final sobre o lance:

A decisão final sempre será do árbitro de linha, porém ele poderá ser auxiliado sempre que solicitar ou for alertado sobre um erro claro identificado pelo árbitro de vídeo. Portanto o árbitro de linha poderá ser auxiliado pelos seus colegas, porém ele que batera o martelo e dará a decisão final.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Futebol