O novo treinador do Grêmio é boliviano e é o atual campeão argentino.
Gustavo Quinteros deu oficialmente por encerrada sua passagem pelo Vélez Sarsfield nesta quarta-feira, após conduzir a equipe à conquista do título argentino da temporada. O treinador, que já vinha mantendo negociações com o Grêmio, está prestes a ser anunciado como novo comandante do clube gaúcho, com o acerto quase finalizado. A expectativa é de que o anúncio oficial aconteça nesta quinta-feira.
Na mesma noite, o Vélez Sarsfield confirmou a saída de Quinteros, que, em um vídeo divulgado pelo jornalista César Melo, explicou que não chegou a um acordo com o presidente Fabián Berlanga e o diretor esportivo Rick Alvarez para renovar seu contrato. O técnico aproveitou a oportunidade para esclarecer os motivos de sua decisão.
Desde o início da semana, Quinteros esteve em conversas com o Grêmio, e a negociação para sua chegada está praticamente selada. Embora o clube gaúcho esteja prestes a oficializar o acerto, o treinador, que possui dupla nacionalidade argentina e boliviana, evitou citar o nome do Tricolor durante seu pronunciamento sobre a saída do Vélez.
Com a chegada iminente de Quinteros, a direção do Grêmio deve intensificar as conversas para reforçar o elenco visando o ano de 2025. Entre os alvos do clube estão o atacante Tadeo Allende e o meia Vinicios Zanocelo, jogadores que despertaram o interesse do time gremista nas últimas semanas.
Essa será a primeira vez em duas décadas que o Grêmio apostará em um treinador estrangeiro. O último a ocupar o cargo foi o uruguaio Hugo de León, que esteve à frente do clube em 2005.
A reapresentação do elenco do Grêmio está marcada para o dia 8 de janeiro, com a estreia no Campeonato Gaúcho prevista para o dia 22.
Confira a despedida de Quinteros na íntegra:
“Quero informar, com muita tristeza e angústia, que não vou continuar na próxima temporada. Falaram muitas coisas que não estão certas. Esperei o término da temporada para me reunir com Fabián Berlanga e com Rick Alvarez. Estivemos dias 23 e 24 de dezembro reunidos para falar sobre o projeto esportivo, das necessidades da equipe, do clube. E neste sentido, o clube tem necessidades, tanto Fabián como Rick estão fazendo bem. Eu como treinador tenho objetivos profissionais a cumprir também. E a verdade é que depois desses dias não chegamos a um acordo para a continuidade
Estou muito tranquilo de ter feito um excelente trabalho com meu corpo técnico, os jogadores, estafe, toda gente que trabalha no clube. Chegamos a três finais, fomos campeões argentinos, classificamos para a Libertadores. E creio que fomos uma equipe que jogou a maior parte dos jogos da melhor maneira. Terminamos uma temporada maravilhosa colocando Vélez Sarsfield no lugar que deve estar, no mais alto e sendo campeão. Me dói porque gosto muito do clube, tanto eu como minha família. Espero que não seja um adeus e sim um até logo.”