Mesmo sem clube após rescisão com o Grêmio, Maicon recebe grande punição do STJD.
O volante Maicon, ex-jogador do Grêmio e atualmente sem clube, recebeu uma punição de cinco jogos e mais uma multa de R$ 500 pelo STJD (Superior Tribuna de Justiça Desportiva). Essa punição pode ser recorrida pelo jogador.
Maicon foi punido por conta da expulsão contra o Corinthians, no dia 28 de agosto, quando o atleta se irritou ao levar amarelo e foi para cima do árbitro. Inclusive, na ocasião, o Grêmio foi derrotado em casa por 1×0 e no dia seguinte, Maicon rescindiu com o clube.
O volante está sem clube e caso assine como uma nova equipe brasileira na próxima temporada, terá de cumprir a punição ou então recorrer da decisão.
Maicon é considerado um dos ídolos recentes do Grêmio e chegou no clube em 2015, por empréstimo junto ao São Paulo, com o clube gaúcho comprando ao final. Apesar da saída dramática com o clube ocupando a zona de rebaixamento, o volante foi capitão por muito tempo e um dos principais responsáveis pelas conquistas mais recentes do tricolor.
Além disso, é bem provável que Maicon nem retorne a jogar futebol, visto que, já estudava uma aposentadoria por conta das lesões.