Ex-meia da seleção brasileira, Alex será o responsável para comandar a reação do Operário-PR na Série B.
O Operário-PR vem fazendo uma campanha fraca na Série B e isso fez com que a direção optasse pela troca no comando técnico da equipe. A direção do Fantasma anunciou a contratação de Alex, ex-meia da seleção brasileira, que será o responsável por recolocar a equipe paranaense nos eixos na competição.
Junto com Alex, também chegam ao Operário-PR Zé Roberto e João Paulo Cavalcanti, que irão atuar na função de auxiliar técnico. A escolha por Alex foi pontual, pois de acordo com a direção da equipe de Ponta Grossa o treinador tem como características manter a posse de bola e pressão no adversário, o que se enquadra nas características do atual elenco alvinegro.
Dentro das quatro linhas, Alex foi um jogador vitorioso, sendo ídolo de clubes como Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro e Fenerbahce-TUR, além de ter vestido as cores da seleção brasileira. Já na beira do gramado, os trabalhos do treinador foram São Paulo (sub-20), Avaí e Antalyaspor-TUR, sendo que deixou o clube turco no início desse ano por conta dos problemas internos e financeiros, o que estava atrapalhando o desenvolvimento do trabalho.
Abaixo, confirma a nota emitida pelo Operário-PR ao anunciar Alex:
“O Operário Ferroviário anuncia a contratação do técnico Alex de Souza como novo comandante da equipe principal. Agora, Alex assume os treinamentos de imediato e já estará a frente da equipe no próximo confronto em casa, contra o Grêmio Novorizontino, na próxima segunda-feira (23). Junto a ele, Zé Roberto e João Paulo Cavalcanti passam a integrar a comissão técnica do Fantasma como auxiliares técnicos.
Craque em campo, Alex teve uma carreira de sucesso como jogador por equipes como Cruzeiro, Palmeiras, Fenerbahçe-TUR e Seleção Brasileira. Após a aposentadoria como jogador, Alex concluiu o curso de gestão da Universidade do Futebol, e obteve as licenças PRO, A e B da CBF.
Como treinador, Alex propõe um modelo de jogo que tem como premissa manter a posse de bola e pressão no adversário, o que se enquadra nas características do atual elenco alvinegro. Além disto, o treinador carrega consigo uma filosofia de trabalhos com atletas de base.
Os auxiliares João Paulo e Zé Roberto já atuam com o técnico desde 2022 e estão totalmente integrados ao método e cultura tática. Zé Roberto, em destaque, possui familiaridade com o futebol paranaense e, enquanto atleta, obteve uma vasta experiência na Série B do Campeonato Brasileiro, o que irá contribuir para o desenvolvimento do trabalho da equipe.
Em 2021, o profissional iniciou a sua trajetória como treinador, assumindo a categoria Sub-20 do São Paulo por duas temporadas, em seguida, Alex esteve no comando do Avaí. Em 2024, o treinador atuou pelo Antalyaspor, da Turquia, seu último clube.”