Santos alega que não foi notificado para se manifestar sobre o direito de preferência sobre Kaio Jorge e notificou o Cruzeiro e a Juventus.
O atacante Kaio Jorge, de 22 anos, recentemente foi anunciado pelo Cruzeiro como novo reforço para a temporada 2024, tendo assinado em definitivo com a Raposa. O time mineiro adquiriu o atacante junto à Juventus, da Itália, em negociação que parecia normal, mas a situação pode mudar. O Santos, clube formador do jogador, notificou a equipe celeste e a Vecchia Signora alegando que não foi comunicado para exercer o seu direito de preferência.
De acordo com o Santos, Kaio Jorge foi vendido à Juventus em 2021 por 3 milhões de euros e no contratado constava cláusula de direito de preferência. Isso significa dizer que o time da Vila Belmiro deveria ser comunicado de propostas e que poderia igualar qualquer uma delas para ficar com o jogador. A notificação ao Cruzeiro, que comprou Kaio Jorge por 4,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 25,7 milhões), e ao time italiano foi justamente em virtude de não ter sido informado da negociação.
Em nota, o Cruzeiro disse que não é parte legítima para se manifestar sobre o contrato entre Santos e Juventus, sendo que o assunto deverá ser debatido entre as partes. Por outro lado, o time da Vila Belmiro disse que aguarda uma posição dos dois clubes e que irá à FIFA se necessário para garantir os seus direitos. Contudo, o alvinegro não informou se tinha ou não interesse em adquirir Kaio Jorge.
Abaixo, confira a nota emitida pelo Santos:
“O Santos Futebol Clube, por intermédio de seu Departamento Jurídico, notificou oficialmente à Juventus, da Itália, e o Cruzeiro Esporte Clube, de Belo Horizonte, sobre a negociação envolvendo o atacante Kaio Jorge.
O Santos FC aguarda a manifestação das partes para a apresentação de eventual demanda à Fifa.
A Juventus anunciou oficialmente em seu site a negociação do atleta ao clube brasileiro no dia 11 de junho de 2024. Simultaneamente, o clube mineiro confirmou a transação pelos canais oficiais.
O jogador foi vendido pelo Santos ao clube italiano em agosto de 2021 por 3 milhões de euros. No contrato de venda, consta expressamente uma cláusula de preferência ao Santos, em caso de qualquer negociação.
Em nenhum momento, o Santos foi comunicado sobre as informações da transação ou consultado sobre o interesse em readquirir o jogador. Kaio Jorge foi formado nas divisões de base do Santos FC.
Santos FC”