Por não querer esperar por Jorge Jesus, o Flamengo anunciou de forma oficial a contratação do técnico Jorge Sampaoli.
Depois de demitir Vitor Pereira e sondar alguns nomes no mercado, o Flamengo escolhe o argentino Jorge Sampaoli para ser o seu novo treinador em 2023. O vínculo foi assinado até dezembro de 2024 e ele chega com mais 5 profissionais em sua comissão técnica.
Não é nenhuma novidade que o ficha 1 era Jorge Jesus e o tão sonhado retorno do português. No entanto, o rubro-negro teria de esperar ao final das competições europeias, as quais estão em reta final.
Com contrato válido até o final de maio com o clube turco, chegou a vazar um áudio de Jorge Jesus pedindo para que esperassem por ele, o que não foi cogitado pelo Flamengo. Enquanto tentava JJ, deixava Sampaoli engatilhado e foi assim que se concretizou a negociação com o argentino.
Jorge Sampaoli estava livre no mercado desde que foi demitido do Sevilla, da Espanha e essa negociação não foi difícil, além de ter sido rápida.
O treinador argentino é bastante conhecido no mundo do futebol, passando por seleções e grandes clubes. Iniciando sua trajetória como treinador, Sampaoli treinou a Universidad Católica de Chile, conquistando a Copa Sul-Americana em 2011, passando pelo próprio Flamengo por 4 a 0.
No ano seguinte, o argentino foi chamado para comandar a seleção chilena e de quebra, conquistou a Copa América inédita do Chile, em 2015. Já em 2016, se transferiu para o Sevilla, onde teve uma rápida passagem e chegou à seleção argentina.
Foi somente em 2019 que ele chegou ao Brasil, comandando o Santos e levando o clube paulista ao vice do Brasileirão, ficando atrás apenas do Flamengo de Jorge Jesus. No ano seguinte, comandou o Atlético-MG e levou o clube ao terceiro lugar do Campeonato Brasileiro.
Retorno à Europa
Jorge Sampaoli retornou ao futebol europeu após sua passagem no Brasil e foi para o Olympique de Marseille, da França. No futebol francês, ele teve bom desempenho, mas eixou o clube após brigas com a diretoria do clube.
Após cair do comando do clube francês, o técnico argentino foi contratado pelo Sevilla novamente, onde não conseguiu repetir o mesmo desempenho, sendo demitido em março deste ano.
Confira a comissão técnica de Sampaoli no Flamengo:
Gabriel Andreata – Coordenador
Cristian Aran – Auxiliar técnico
Diogo Meschine – Auxiliar técnico
Pablo Fernández – Preparador físico
Marcos Fernández – Preparador físico
Ezequiel Scher – Analista de desempenho