Connect with us

Campeonato Brasileiro

CBF deve impor perda de pontos em casos de racismo

O presidente da CBF deseja que a partir de 2023, os clubes cujo haja qualquer ato racista, percam pontos.

Houve um seminário da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) cujo as principais pautas eram o racismo e combate à violência no futebol brasileiro. Este foi o primeiro Seminário de Combate ao Racismo e Violência no Futebol, algo histórico na entidade.

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, deseja que as punições sejam mais severas a partir de 2023. Para racismo e preconceitos, o mandatário deseja que ocorra a perda de pontos, como é o caso do Campeonato Brasileiro.

“Acredito que somente com pena desportiva, diretamente ao clube, o racismo e preconceito deixarão o futebol. Sou democrático e quero que essa pena seja discutida no tribunal. Para não dar a entender que estou dando uma canetada e sou ditador. Mas é importante mobilizar contra o racismo porque não há mais espaço para racista”, disse Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

Que completou: “Vou propor para que o time perca ao menos um ponto na competição. Em campeonatos, como o Brasileirão, isso pode decidir um título, uma vaga em competição e até um rebaixamento.”

Aprovação

O planejamento de Ednaldo Rodrigues será levado ao Conselho Técnico do Campeonato Brasileiro, que é composto por todos os clubes que disputam a competição nacional. Se aprovado, a tendência é de que passe a valer já para o próximo ano, essa é a ideia do mandatário.

Ednaldo é o primeiro presidente negro da história da CBF e um dos seus objetivos é acabar com o racismo, preconceitos e violência no futebol. A importância desta nova iniciativa também é de entrar para a história e o mandatário classificou-a como um “gesto histórico”.

“O evento é um marco para o início de uma série de iniciativas que vão discutir de uma forma mais profunda o combate ao racismo e à violência no futebol. É um gesto histórico para dar um basta contra o racismo e a ignorância no futebol. Além do evento, vamos fazer uma série de ações nos estádios nesta semana para conscientizar o torcedor. Chega de discriminação”.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Campeonato Brasileiro