Connect with us

Campeonato Brasileiro

Clubes da Série A do Brasileirão formam aliança

Buscando uma melhora no Brasileirão, 19 dos 20 clubes da Série A formaram uma aliança.

Nesta terça-feira (15), através de uma reunião entre os clubes da Série A do Brasileirão, decidiram formar uma união para uma melhora da competição. Dessa forma, 19 dos 20 clubes assinaram um documento e apresentaram a CBF.

Com isso, fica formalizada uma nova liga que ficará responsável por organizar a próxima edição do Brasileirão. O único clube que não assinou o documento, foi o Sport Recife. No entanto, só não assinou porque está sem presidente no momento.

A reunião aconteceu num hotel na Barra da Tijuca, no Ario de Janeiro. A proposta foi enviada à Antonio Carlos Nunes. Os vice-presidentes e diretores da CBF também participaram da reunião.

No entanto, não será uma missão fácil. Isso porque, segundo o estatuto da entidade, para que isso aconteça, é preciso o consentimento das 27 federações regionais que compõem a Assembleia Geral Administrativa, que teria de abrir mão do controle do Brasileirão.

Abaixo, confira na íntegra o documento:

 “Por unanimidade dos presentes, 19 Clubes da Série A do Futebol Brasileiro – em razão de diversos acontecimentos que vêm se acumulando ao longo dos anos e que revelam um distanciamento total e absoluto entre os anseios dos clubes que dão suporte ao futebol profissional brasileiro e a forma como que é gerida a CBF – reunidos nesta data, decidiram adotar postulações e resoluções na forma abaixo elencada:

1. Requerer a imediata alteração estatutária que consagre uma maior participação dos Clubes nas decisões institucionais e na gestão da CBF, admitindo-se os clubes como filiados desta entidade;

2. Dentre os itens desta alteração estatutária, necessariamente deve ser incluída a votação igualitária nas eleições para escolha do Presidente e Vice-Presidentes da CBF, sendo certo que Federações e Clubes das Séries A e B terão seus votos contados de forma unitária e com o mesmo peso entre si;

3. Ainda no que se refere à alteração estatutária, inclui-se o fim dos requisitos mínimos para inscrição nas chapas concorrentes à eleição desta entidade, abolindo-se a necessidade de apoio de 8 (oito) federações e 5 (cinco) Clubes, permitindo-se o lançamento de chapas que tenham o apoio expresso de, ao menos, 13 eleitores independente de serem clubes ou federações;

4. Comunicar a decisão da criação imediata de uma Liga de futebol no Brasil, que será fundada com a maior brevidade possível e que passará a organizar e desenvolver economicamente o Campeonato Brasileiro de Futebol. Além dos Clubes signatários, os Clubes da Série B serão convidados a integrara a Liga.

Os clubes adotarão medidas efetivas para consumar a sua associação, para, de forma organizada, exercerem a administração do futebol brasileiro e do seu calendário.”

Como visto, após os escândalos envolvendo o presidente da CBF, Rogério Cabloco, 19 dos 20 clubes da Série A do Brasileirão decidiram criar uma liga para a melhora do campeonato nacional. O plano é que a competição dure o ano inteiro e que os estaduais sejam reduzidos.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Campeonato Brasileiro