Punido por infringir as regras do fair play financeiro, Everton perde 10 pontos na Premier League.
A campanha do Everton na atual edição da Premier League já não era das melhores, mas acabou ficando ainda pior. O time de Liverpool acabou sendo punido por violar as regras do fair play financeiro e perdeu 10 pontos na tabela do Campeonato Inglês, caindo, assim, para a penúltima colocação. A equipe confirmou a punição, porém, afirmou que não concorda e irá recorrer da decisão.
Recentemente adquirido pela 777 Partners, que é dona da SAF do Vasco, o Everton acabou sendo punido por ter violando o fair play financeiro entre os anos de 2018 e 2021. Conforme as regras, os clubes podem ter um prejuízo máximo de 105 milhões de libras (R$ 634 milhões) em três anos, contudo, o Everton acumulou perdas superiores a 370 milhões de libras (R$ 2,2 bilhões) entre os anos acima mencionado.
Confira a nota emitida pelo Everton:
“O Everton Football Club está chocado e desapontado com a decisão da Comissão da Premier League. O Clube acredita que a Comissão impôs uma sanção desportiva totalmente desproporcional e injusta.
O Clube já comunicou a intenção de recorrer da decisão à Premier League. O processo de apelação começará agora e o caso do Clube será ouvido por um conselho de Apelação nomeado de acordo com as regras da Premier League no devido tempo.
O Everton afirma que tem sido aberto e transparente nas informações que prestou à Premier League e que sempre respeitou a integridade do processo. O Clube não reconhece a conclusão de que não agiu com a máxima boa-fé e não entende que esta tenha sido uma alegação feita pela Premier League durante o curso do processo. Tanto a dureza como a severidade da sanção imposta pela Comissão não são um reflexo justo nem razoável das provas apresentadas.
O Clube também monitorará com grande interesse as decisões tomadas em quaisquer outros casos relativos às Regras de Lucro e Sustentabilidade da Premier League.”