Connect with us

Conmebol Libertadores

Estádio Centenário irá sediar a final da Libertadores

Além de sediar a final da Libertadores, Estádio Centenário também receberá a final da Copa Sul-Americana em 2021.

Nesta quinta-feira (13), em reunião virtual realizada pelo Conselho da Conmebol, foram escolhidos os estádios que irão sediar as finais da Copa Sul-Americana e Copa Libertadores em 2021 e 2022. Na edição atual das duas maiores competições da América do Sul, ficou decidido que o Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, receberá as partidas. As decisões irão acontecer em 6 e 20 de novembro, respectivamente.

A escolha do Estádio Centenário para sediar as finais da Libertadores e Copa Sul-Americana fugiram um pouco do protocolo, pois o Uruguai não estava na lista originária da Conmebol. No entanto, o governo do país ajudou a intermediar a aquisição de cinquenta mil doses de vacinas contra o coronavírus e, apesar de ter sido considerada um ajuda sem interesses, acabou pesando na hora de decidir o palco das finais.

Outro ponto que foi destacado é que o avanço da vacinação no Uruguai está indo muito bem e isso acaba diminuindo os riscos de contágio. Aliás, o governo uruguaio garantiu à Conmebol que todos os jogos serão de portões abertos e com a presença de público no Estádio Centenário. Além disso, os representantes da Associação Uruguaia de Futebol garantiram que o estádio receberá um grande investimento para sua modernização.

“A boa situação de saúde projetada para novembro no Uruguai, país que planeja vacinar um alto percentual de sua população em julho, foi decisiva para a decisão em um ano excepcional condicionado pela pandemia. Além disso, as únicas finais servirão como uma espécie de relançamento do estádio Centenário, no marco da candidatura sul-americana para a Copa do Mundo de 2030. Com efeito, a Federação Uruguaia de Futebol traçou um plano de investimentos em seu principal recinto esportivo, com a meta de chegar a 2030 com uma renovação radical. Ainda no que diz respeito à capacidade hoteleira e operação aeroportuária, Montevidéu obteve uma classificação elevada”, diz a nota da entidade.

Palcos das finais de 2022

Se em 2021 o Estádio Centenário irá receber as finais da Libertadores e da Copa Sul-Americana, em 2022 serão duas sedes diferentes. Também na reunião de hoje, a Conmebol definiu que o Estádio Monumental de Guayaquil, no Equador, e o Estádio Mané Garrincha, no Brasil, receberão os jogos que irão definir os campeões dos dois principais torneios da América do Sul em sua próxima edição. Ainda não há uma previsão de data para as finais de 2022.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Conmebol Libertadores