Connect with us

Fórmula 1

Morre Frank Williams

Fundador de uma das maiores equipes da Fórmula 1, Frank Williams morre aos 79 anos.

O automobilismo mundial está de luto. Morreu neste domingo (28) Frank Williams, uma das maiores lendas da história da Fórmula 1. O inglês, que foi piloto, mecânico, fundador e chefe de equipe, tinha 79 anos, sendo que causa da sua morte não foi divulgada. O anúncio do seu falecimento foi feito no perfil oficial da Williams Racing, equipe que fundou no ano de 1977 juntamente com Patrick Head.

“É com grande tristeza que, em nome da família Williams, a equipe confirma a morte de Sir Frank Williams, fundador e ex-chefe de equipe da Williams Racing, aos 79 anos de idade”, diz o comunicado.

Em publicação em seu site oficial, a Williams Racing informou que Frank Williams foi internado na última sexta-feira (26) e acabou falecendo de maneira pacífica, ao lado de seus familiares, na manhã deste domingo. A escuderia ainda solicitou que os fãs respeitassem a privacidade da família neste doloroso momento, mas que homenagens poderiam serem feitas através de doações para a Spinal Injuries Association ou com o envio de flores para serem colocadas na entrada da sede da equipe em Grove.

“Depois de ser internado no hospital na sexta-feira, Sir Frank morreu pacificamente esta manhã, cercado por sua família. Hoje, prestamos homenagem ao nosso líder, muito amado e inspirador. Frank fará muita falta. Solicitamos que todos os amigos e colegas respeitem os desejos da família Williams de privacidade neste momento. Para aqueles que desejam prestar homenagem, pedimos que doações sejam feitas para a Spinal Injuries Association; alternativamente, flores serão bem-vindas para serem colocadas na entrada da sede da equipe em Grove, Oxfordshire. Os detalhes da cerimônia fúnebre serão divulgados no devido tempo”, diz a publicação.

Quem também se manifestou sobre a morte de Frank Williams foi Jost Capito, CEO e atual chefe da Williams na Fórmula 1. Capito afirmou que todos estão consternados e tristes com a morte do fundador da escuderia, mas que seu legado de integridade, determinação e essência serão seguidos pela equipe.

“A equipe Williams Racing está profundamente triste com o falecimento de nosso fundador, Sir Frank Williams. Sir Frank foi uma lenda e um ícone do nosso esporte. Sua passagem marca o fim de uma era para nossa equipe e para o esporte da Fórmula 1. Ele foi único e um verdadeiro pioneiro. Apesar das adversidades consideráveis ​​em sua vida, ele liderou nossa equipe em 16 Campeonatos Mundiais, tornando-nos uma das equipes de maior sucesso na história do esporte. Seus valores, incluindo integridade, trabalho em equipe e uma independência e determinação ferozes, continuam sendo a essência de nossa equipe e são seu legado, assim como o nome da família Williams, sob a qual temos orgulho de competir. Nossos pensamentos estão com a família Williams neste momento difícil”, disse Jost capito.

Lenda da Fórmula 1

Frank Williams foi um dos maiores nomes da história da Fórmula 1, podendo ser considerado uma lenda para a categoria. Começou sua trajetória no automobilismo como piloto e chegou a ser mecânico, mas foi como construtor e chefe de equipe que fez maior sucesso. Em 1977, Frank Williams fundou a escuderia que levaria seu nome, mas, antes disso, já era dono da Frank Williams Racing Cars, que permaneceu na Fórmula 1 entre 1969 e 1975.

Porém, a trajetória de sucesso começou realmente nos anos 1980. A partir desta época até o final dos anos 1990, a Williams praticamente dominou a Fórmula 1, tendo conquistado nove mundiais de construtores e sete mundiais de piloto. Entre os principais nomes que passaram pelas mãos do lendário Frank Williams estiveram Nelson Piquet, Keke Rosberg, Nigel Mansell, Alain Prost e Ayrton Senna, que inclusive faleceu enquanto era piloto da equipe inglesa.

Exatamente entre 1980 e 1997, foram nove títulos de construtores (1980, 1981, 1986, 1987, 1992, 1993, 1994, 1996, 1997), além de sete de pilotos: 1980 (Alan Jones), 1982 (Keke Rosberg), 1987 (Nelson Piquet), 1992 (Nigel Mansell), 1993 (Alain Prost), 1996 (Damon Hill) e 1997 (Jacques Villeneuve). No total, a Williams subiu 313 vezes ao pódio, sendo 114 deles no lugar mais alto.

As informações sobre o velório e sepultamento de Sir Frank Williams ainda não foram divulgadas, sendo que a Williams informou que o anúncio será realizado dentro do momento certo.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Fórmula 1