Connect with us

Futebol Internacional

Federação Russa de Futebol vai recorrer das sanções impostas pela FIFA

Após ser excluída pela FIFA e pela UEFA de suas competições, Federação Russa de Futebol vai recorrer das sanções.

A invasão da Ucrânia por parte da Rússia vem causando mortes e destruição no leste europeu. O país governado por Vladmir Putin vem sofrendo inúmeras sanções e restrições, sendo que no esporte a situação não é diferente. Na última semana, tanto a FIFA como a UEFA excluíram o país e seus times de todas as competições que participam, o que não foi visto com bons olhos pelos russos. Em comunicado, a Federação Russa de Futebol (RFS) afirmou que irá recorrer das sanções que foram impostas.

No caso da FIFA, a seleção russa foi proibida de disputar a repescagem das eliminatórias, sendo automaticamente excluída da próxima Copa do Mundo. No caso da UEFA, o Spartak Moscou foi excluído das oitavas de final da Liga Europa. A federação russa afirmou que a atitude fere o direito de defesa e o fair play do esporte e que irá até à Corte Arbitral do Esporte (CAS), última instância do direito esportivo, para recorrer das sanções sofridas.

“A RFS acredita que a Fifa e a Uefa, ao decidirem sobre o afastamento das equipes russas, não tinham base legal. Violou os direitos fundamentais da RFS como membro da Fifa e da Uefa. A decisão de retirar a seleção da classificação para a Copa do Mundo de 2022 foi tomada sob pressão de rivais diretos na repescagem, o que violou o princípio do esporte e as regras do fair play. A União Russa de Futebol também não teve o direito de apresentar sua posição, o que violou o direito fundamental de defesa. Além disso, ao tomar decisões, Fifa e a Uefa não levaram em consideração outras opções possíveis de ação, exceto a exclusão completa dos times russos”, diz o comunicado.

Pressão de outras seleções e mudança na punição

Inicialmente, a FIFA apenas havia informando que a Rússia não poderia disputar suas competições sob o nome “Rússia”, assim como aconteceu nas últimas Olimpíadas. Além disso, seu hino não poderia ser executado e sua bandeira não poderia ser mostrada, isso em forma de punição por conta da invasão à Ucrânia e a guerra que tem se espalhado.

No entanto, seleções como Polônia, República Tcheca e Suécia, que disputam a repescagem para a Copa do Mundo, afirmaram que não entrariam em campo contra os russos. Isso fez com que a entidade máxima do futebol repensasse sua punição, além disso, as fortes sanções políticas e econômicas que a Rússia vem sofrendo também influenciaram na sua mudança de postura.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Futebol Internacional