Connect with us

Futebol Internacional

Tudo sobre a Superliga Europeia

Com Jürgen Klopp ameaçando deixar o Liverpool caso o clube entre para a Superliga Europeia, entenda tudo sobre a nova competição.

Neste domingo (19), o mundo inteiro recebeu a notícia de que uma nova competição está prestes a surgir, a Superliga Europeia e aqui você confere todas as informações sobre essa polêmica. Alguns times se recusaram a entrar, como é o caso do Borussia Dortmund e o Bayern de Munique.

De acordo com informações do “The Times”, cinco clubes do “big-6” do futebol inglês assinaram para romper com a UEFA, a favor da Superliga. O único dos 6 times que não assinaram, foi o Manchester City.

Segundo informações do L’Equipe, seria 5 clubes da Inglaterra, 3 clubes da Itália e t3 clubes da Espanha os fundadores.

Já de acordo com informações do New York Times, a ideia da Superliga Europeia é ter 16 membros de forma fixa e 4 participantes vindo das ligas. Logo, este não seria um movimento visando deixar as competições nacionais. Os jogos ocorreriam no meio de semana, com dois grupos de 10 e os 4 melhores de cada, passam de fase.

Dessa forma, a UEFA divulgou um comunicado em resposta a criação desta nova liga.

Confira abaixo:

“A UEFA, a Federação Inglesa de Futebol e a Premier League, a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e a LaLiga, e a Federação Italiana de Futebol (FIGC) e a Lega Serie A aprenderam que alguns clubes ingleses, espanhóis e italianos podem estar a planear anunciar a criação de uma superliga fechada.

Se isso acontecer, queremos reiterar que nós – UEFA, FA Inglesa, RFEF, FIGC, Premier League, LaLiga, Lega Serie A, mas também FIFA e todas as nossas associações membros – permaneceremos unidos em nossos esforços para impedir este projeto cínico, um projeto que se baseia no interesse de alguns clubes em um momento em que a sociedade precisa mais do que nunca da solidariedade.

Vamos considerar todas as medidas ao nosso alcance, em todos os níveis, judiciais e desportivos, a fim de evitar que isso aconteça. O futebol é baseado em competições abertas e mérito esportivo; não pode ser de outra maneira.

Conforme anunciado anteriormente pela FIFA e as seis Federações, os clubes em questão serão proibidos de jogar em qualquer outra competição a nível nacional, europeu ou mundial, e seus jogadores poderão ter a oportunidade de representar suas seleções nacionais.

Agradecemos aos clubes de outros países, especialmente os clubes franceses e alemães, que se recusaram a assinar. Apelamos a todos os amantes do futebol, adeptos e políticos, a juntarem-se a nós na luta contra este projeto, caso venha a ser anunciado. Esse interesse pessoal persistente de alguns está acontecendo há muito tempo. Já é suficiente.”

Assim, de acordo com uma nota oficial da “Superliga”, os clubes fundadores irão possuir vaga cativa na competição, disputando todos os anos independente da colocação em seus torneios nacionais. Assim, 12 destes clubes já foram anunciados e os outros 3, serão anunciados em breve.

Até o momento, os clubes que aceitaram foram: Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid, pela Espanha, Inter de Milão, Juventus e Milan, pela Itália, e Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham, pela Inglaterra.

Diversos jogadores, jornalistas, treinadores e presidentes de outros clubes se posicionaram contra a Superliga Europeia. Como é o caso de Jürgen Klopp, que ameaçou se demitir do Liverpool, caso o clube inglês participe.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Futebol Internacional