Connect with us

Futebol

CBF altera protocolo de testes do coronavírus

Visando mais eficiência, CBF altera protocolo de testes do coronavírus

A primeira rodada do campeonato brasileiro ficou marcada pelo cancelamento polêmico do jogo entre Goiás e São Paulo por conta dos casos positivos de Covid-19 no elenco esmeraldino. Por conta disso e visando mais rigorosidade no controle, CBF altera protocolo de testes do coronavírus. A decisão foi tomada e divulgada na noite de ontem (10).

A entidade máxima do futebol brasileiro, por meio de nota oficial em seu site, informou que as mudanças ocorrerão de maneiras diversas. Agora, todos os jogadores inscritos pelo clube na competição terão que realizar testes, estando ou não relacionados para os jogos. Outras mudanças que estão na lista se referem ao tempo de envio dos testes para a CBF e o local onde eles poderão serem realizados.

Se hoje a CBF altera o protocolo de testes do coronavírus é com o intuito de não acontecerem os problemas da rodada inicial. Por erro de armazenagem dos testes e demora no envio dos mesmos para a conferência, o jogo entre Goiás e São Paulo acabou cancelado minutos antes de ser iniciado. Ao todo, o esmeraldino teve dez infectados em seu elenco.

Confira a nota divulgada pela CBF em seu site oficial.

“Objetivando aperfeiçoar o sistema de testes para Covid-19 de jogadores nas competições nacionais, a fim de oferecer maior segurança aos clubes e atletas nelas envolvidos, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que realizou os seguintes ajustes nos procedimentos previstos no protocolo médico e na diretriz operacional:

A) A testagem será ampliada. TODOS os jogadores dos elencos dos clubes, inscritos na competição correspondente, serão testados a cada rodada, com 72 horas de antecedência a cada partida, independente de estarem ou não relacionados para o jogo. A medida é válida para as partidas a serem realizadas a partir da próxima sexta-feira, 14, visto que, para os jogos previstos até esta data os procedimentos já estão em curso.

B) Para garantir a logística e a agilidade deste procedimento, os clubes poderão optar entre seguir utilizando o Hospital Albert Einstein ou, se preferirem, optar pela contratação de laboratórios locais, desde que portadores do selo de acreditação laboratorial, outorgado pelas entidades de saúde competentes, e obedecendo aos padrões de teste molecular especificados pelos protocolos. A CBF reembolsará o valor dos testes aos clubes que optarem pelo laboratório local, tendo como referência o valor estabelecido no contrato celebrado entre a entidade e o Einstein. Desta forma, a CBF mantém seu compromisso de custear integralmente a realização de todos os testes, seja diretamente com o hospital referido ou com o uso de laboratórios locais.

C) Os resultados deverão ser enviados à CBF até 24h antes da partida pelo clube mandante e até 12h antes da viagem pelo clube visitante, o que permitirá que qualquer equipe proceda a troca de eventuais jogadores com teste positivo.

D) Ao mesmo tempo, a CBF reforça que os clubes devem manter o rígido cumprimento do Guia Médico para retorno das atividades do futebol brasileiro e da Diretriz Operacional de cada competição, mantendo estrito controle de testagem e avaliação médica permanente.

A CBF reafirma seu compromisso de realizar as competições previstas em seu calendário, sempre colocando como prioridade a saúde de todos os que fazem parte do nosso futebol. E ressalta que qualquer decisão sempre é tomada levando em conta a segurança das pessoas envolvidas nas partidas.”

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Futebol