Connect with us

Futebol

CBF fará alterações na arbitragem

A temporada de 2023 do futebol brasileiro terá mudanças na arbitragem pela CBF.

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou que efetuará novas mudanças nas regras da arbitragem do futebol brasileiro nesta temporada de 2023. Essas novidades já passam a valer na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro.

Entre algumas das mudanças, estão análises de impedimento através de linhas, os lances de VAR serão mostrados nos telões do estádio e não apenas só para o juiz, haverá mudanças também na área técnica, de aquecimento e nos acréscimos.

Confira os detalhes das mudanças:

Linhas virtuais

Nos lances de revisão de impedimentos, os árbitros contarão com um sistema de linhas virtuais, com a linha azul ficando no penúltimo defensor e a linha vermelha posicionada no atacante.

Dessa forma, a partir de agora, sempre que tiver um linha sobre a outra, o time que estiver atacante levará a vantagem.

VAR nos telões

Além dos árbitros, agora todo mundo poderá ver as imagens do VAR em tempo real, nos estádios ou até mesmo em casa. Isso porque, as imagens serão mostradas nos telões dos estádios que tiverem estrutura para tal.

A outra regra nova sobre o VAR é o fato de que se o juiz se sentir pressionado por qualquer jogador ou membro da comissão técnica durante e após a revisão, ele precisa aplicar o cartão amarelo. O intuito da CBF é o de demorar o menos possível para a revisão do lance.

Área técnica

Como citado acima em relação ao VAR, os árbitros que se sentirem pressionados na área técnica, seja por comissão técnica, jogadores ou outros profissionais, deverão aplicar o cartão que julgar necessário.

A entidade entende que durante as partidas, há um condicionamento dos bancos de reservas e uma pressão com relação aos árbitros.

Aquecimento

Agora haverá um número reduzido de jogadores na hora dos aquecimentos, já que antes todos os atletas podiam aquecer ao mesmo tempo. Seguindo o ‘Padrão FIFA’, a CBF reduziu para seis o máximo de atletas que poderão aquecer por vez antes de iniciar a partida.

Minutos de acréscimo

Tendo como exemplo a Copa do Mundo no Qatar, a entidade máxima do futebol brasileiro aplicou como regra acréscimos maiores, visando compensar os tempos perdidos em campo. Por exemplo, as ceiras feitas jogadores, demoras nas substituições e nas revisões dos lances.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Futebol