Connect with us

Futebol

Confira os times que foram campeões estaduais no final de semana

Final de semana ficou marcado pelas decisões, onde os campeões estaduais foram conhecidos.

O último final de semana ficou marcado por conta das inúmeras decisões pelo país, sendo que dezesseis times foram campeões estaduais. Teve título inédito, reversão de resultado, tabus quebrados, hegemonia mantida, enfim… teve título de tudo que foi jeito. Confira abaixo, um resumo dos estaduais que chegaram ao fim e quem acabou levantando a taça e comemorando.

Campeonato Alagoano

No campeonato alagoano, os dois maiores times do Estado protagonizaram a final da competição. Houve muita emoção, pois a partida foi decidida apenas nos pênaltis, mas aí brilhou a estrela do goleiro do Azulão. O CSA venceu o CRB por 4×3 nas penalidades, sendo que o goleiro Thiago Rodrigues efetuou duas defesas. Esse é o 40º título alagoano do CSA, tendo seis a mais que o seu rival.

Campeonato Amazonense

O campeão amazonense de 2021 é o Manaus, sendo que isso não chega a ser muito surpreendente, pois é o quarto título nas últimas cinco edições. No entanto, o que mais chamou a atenção foi a forma como conquistou a taça. Após perder por 2×1 no jogo de ida para o São Raimundo, o Manaus conseguiu vencer por 3×2 no jogo de volta e, por ter tido a melhor campanha, pôde comemorar. Tudo isso aconteceu numa partida cheia de emoções, onde teve gol de bicicleta e virada aos 51 minutos do segundo tempo.

Campeonato Baiano

O campeonato baiano foi mais um decidido no último final de semana e teve título inédito. Foi a primeira taça na elite estadual conquistada pelo Atlético Alagoinhas em seus 51 anos de história. A conquista do título foi com drama e sofrimento, pois além de superar o Bahia de Feira, teve que superar gol contra e expulsão para confirmar o 3×2 de virada. No jogo de ida, um empate em 2×2 havia acontecido.

Campeonato Capixaba

Outro estadual que viu um campeão pela primeira vez foi o Capixaba. No Espirito Santo, Rio Branco de Venda Nova e Real Noroeste protagonizaram a final. Após dois empates, 0x0 e 1×1, o Real Noroeste venceu nos pênaltis pelo placar de 8×7 e pôde soltar o grito de campeão.

Campeonato Carioca

No campeonato carioca, o que não teve foi surpresa, pois o Flamengo acabou garantindo o título mais uma vez. O time da Gávea se tornou o maior campeão do século, tendo alcançado a sua 21ª taça. A conquista do estadual se deu sobre o seu rival, o Fluminense, tendo empatado em 1×1 no duelo de ida e vencido pelo placar de 3×1 no confronto de volta. A final ficou marcada por duas falhas de Marcos Felipe, goleiro do tricolor.

Campeonato Cearense

Ter feito uma melhor campanha que o Ceará foi decisivo para o Fortaleza conquistar o tricampeonato estadual. O Leão do Pici acabou conquistando a taça após um empate em 0x0, mas o empate lhe servia, pois o critério de desempate era a campanha geral. Este foi o 44ª título cearense do Fortaleza, sendo o terceiro com tri campeonato.

Campeonato Gaúcho

No Rio Grande do Sul, um tabu de 33 anos foi quebrado pelo Grêmio no último domingo. Ao empatar em 1×1 com o Internacional (havia vencido na ida por 2×1), o tricolor conquistou o tetracampeonato gaúcho, algo que não acontecia desde o final da década de 1980. Este foi o 40ª título do Imortal, porém ainda segue atrás do Colorado, que possui 45 taças do certame regional.

Campeonato Goiano

Entre os campeões estaduais do final de semana, também está o Grêmio Anápolis. Comandado pelo ex-jogador Cléber Gaúcho, a equipe bateu o Vila Nova nos pênaltis e ficou com o título goiano. Esta foi a primeira conquista da equipe na elite, sendo que fez com que o Vila aumentasse ainda mais o seu jejum de títulos goianos, afinal desde 2005 o Colorado não levanta a taça.

Campeonato Maranhense

No campeonato maranhense, não ocorreu surpresa em relação ao campeão estadual. O Sampaio Corrêa, com certa facilidade, ergue a taça pela 35ª vez em sua história. Para chegar ao título, bateu o rival Moto Club nas duas partidas, 1×0 e 3×1, deixando-o na segunda colocação estadual e no ranking de títulos. A Bolívia Querida agora se prepara para o começo do brasileirão da Série B.

Campeonato Mato-Grossense

Outro campeonato que não teve surpresa em relação ao campeão foi o mato-grossense. No Centro-Oeste do país, o Cuiabá superou o Operário na luta pela taça, sendo que confirmou o título de maneira invicta. Este foi o décimo estadual conquistado pelo Dourado em 20 anos de história. O título de 2021 se soma aos de 2003, 2004, 2011, 2013, 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019, sendo que estes dois últimos também foram de maneira invicta.

Campeonato Mineiro

O Atlético-MG foi o time de melhor campanha ao longo do campeonato mineiro e isso foi muito importante. O principal critério de desempate era justamente a campanha, tanto que após dois empates diante do América-MG acabou confirmando o título estadual. O Coelho ainda chegou a perder um pênalti no jogo de domingo, mostrando que a sorte estava ao lado do Galo. Foi o 46º título estadual do alvinegro, sendo o maior vencedor de Minas Gerais.

Campeonato Paraense

A maioria das pessoas acreditava que o campeonato paraense já estava definido, afinal a Tuna Luso havia vencido o jogo de ida por 4×2. Já no duelo de volta, tudo estava dando certo, pois abriu o placar e ficou cada vez mais perto do título. No entanto, a sua sorte começou a mudar aos 19 minutos do segundo tempo, quando a partida estava empatada em 1×1. Gabriel Barbosa entrou na equipe da Curuzu e em poucos minutos marcou três gols e deixou o placar em 4×1. Com este resultado inesperado, o Paysandu conquistou o seu 49º título estadual.

Campeonato Paulista

O campeonato paulista ficou marcado pela quebra de um tabu, afinal o São Paulo voltou a faturar um título estadual após mais de 15 anos. A última vez havia sido em 2005 e a última vez que havia levantado uma taça tinha sido em 2012. O tricolor levou o paulistão após vencer o Palmeiras por 2×0, mostrando que o trabalho de Hernán Crespo é de qualidade e pode levar o clube à conquista de novas competições. Este foi o 23º paulistão conquistado pelo time do Morumbi.

Campeonato Pernambucano

A conquista da 23º taça estadual do Náutico não poderia ter sido de forma melhor. O Timbu superou o Sport nos pênaltis e confirmou o título pernambucano da temporada 2021. O time dos Aflitos não superava o Leão em uma decisão há 53 anos, porém conseguiu dar fim a este tabu. No entanto, não foi fácil ser campeão, tanto que a partida foi decidida nos pênaltis. Ainda houve polemica após o VAR mandar repetir uma cobrança que o Náutico havia errado (converteu posteriormente), fazendo com que a arbitragem tivesse que ser escoltada por conta da ira dos jogadores e comissão técnica do Sport. No entanto, o goleiro Mailson nitidamente se adiantou para defender a cobrança de Giovany.

Campeonato Piauiense

No campeonato piauiense, quem não teve trabalho para levantar a taça foi o Altos. A equipe venceu o Fluminense no jogo de ida por 2×1 e goleou por 3×0 no duelo de volta. O destaque desta conquista foi o atacante Manoel, artilheiro da competição com 13 gols e que deixou sua marca duas vezes na decisão. Este foi o terceiro título estadual do Altos.

Campeonato Sergipano

Para encerrar os campeões estaduais deste final do último final de semana, chegamos ao campeonato sergipano. Quem fez a festa foi o Sergipe, que mesmo perdendo por 1×0 (venceu na ida por 3×1) acabou confirmando o seu 36º título estadual, abrindo uma vantagem de 14 taças para o Confiança, o segundo colocado. A decisão foi diante do Lagarto, clube que tem o atacante Hulk como um dos seus investidores.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Futebol