Connect with us

Futebol

Conmebol decide manter o formato de suas competições

No entanto, tudo dependerá da volta do futebol e da liberação das fronteiras

O Conselho da Conmebol, através de videoconferência, tomou decisões importantes na sexta-feira que passou (17). A entidade decidiu manter o formato de suas competições e afirmou que a Copa Libertadores da América será decidida dentro de campo. A Copa Sul-Americana também foi atingida por esta decisão.

Confira abaixo o que foi definido:

– Manter o formato atual das Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, em 2022, com 18 rodadas e pontos corridos. A ideia da Fifa e da Conmebol é começar as Eliminatórias entre 4 a 8 de setembro; inicialmente, as duas primeiras rodadas seriam em março;

– Encerrar a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana de 2020 no campo. As duas

competições foram interrompidas em suas fases iniciais por causa da pandemia do coronavírus;

– Confirmar novamente a disputa da Copa América nos meses de junho e julho de 2021, na Argentina e na Colômbia.

Por outro lado, a efetividade das medidas que foram tomadas só irá acontecer com a volta ao normal das competições e com a liberação das fronteiras dos países da América do Sul.

Abaixo, confira a nota oficial divulgada pela Conmebol:

“A CONMEBOL celebrou hoje (17) uma reunião por videoconferência com os membros do Conselho e presidentes das distintas Associações Membro, com o objetivo de analisar e realizar seguimento do impacto que a Covid-19 está gerando no desenvolvimento do futebol continental.

Todos os participantes da reunião concordaram que até o dia de hoje a prioridade continua sendo preservar a saúde da grande família do futebol sul-americano e, portanto, dadas as recomendações atuais de organizações internacionais no campo da saúde pública, bem como as indicações de autoridades sanitárias de cada um dos países das Associações Membro, ainda não foi definida uma data para a retomada da CONMEBOL Sul-Americana e da CONMEBOL Libertadores 2020. Na reunião também foi destacada a determinação da Confederação de finalizar esta edição 2020 de ambos os torneios.

Quanto às Eliminatórias FIFA para o Mundial Catar 2022, é uma competição da FIFA e, portanto, cabe a mais alta entidade do futebol mundial estabelecer a data de celebração dessa competição classificatória. Até o momento, a data fixada por este organismo para sua celebração é de 4 a 8 de setembro de 2020, no formato previamente estabelecido.

Os membros do Conselho, juntamente com o Presidente Alejandro Domínguez, confimaram novamente a celebração da próxima edição da CONMEBOL Copa América em junho e julho de 2021, conforme anunciado pela Confederação nas últimas semanas.”

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Futebol