Connect with us

Campeonato Brasileiro

Série D terá público

CBF autoriza público nas oitavas de final da Série D.

A Série D do campeonato brasileiro vem chegando em sua reta final e, após confirmar as datas e horários dos confrontos das oitavas de final, a CBF confirmou a presença de público nos estádios. A Diretoria de Competições da entidade encaminhou um ofício às federações dos clubes envolvidos no certame informando a liberação de torcedores, desde que cumpridos todos os requisitos das autoridades competentes.

Com a liberação de público nas demais divisões do futebol brasileiro, a CBF entendeu que não havia motivos para não haver a liberação na Série D. Contudo, o retorno aos estádios dependerá das respectivas autorizações das autoridades sanitárias de cada local. As equipes deverão cumprir integralmente as exigências das autoridades, além de observar as orientações do Protocolo de Recomendações Para Retorno do Público aos Estádios.

Um dos pontos que mais chama a atenção no ofício emitido pela Confederação Brasileira de Futebol é a questão de igualdade entre os clubes. Pelo fato da Série D já estar em vias finais, sendo confrontos decisivos, se uma equipe não tiver a liberação dos órgãos sanitários e das autoridades locais, o seu adversário também não poderá jogar com público, tudo isso visando o equilíbrio da disputa. 

Abaixo, confira o ofício enviado pela CBF aos clubes que ainda disputam a Série D

“Prezados Senhores, 

Informamos às Federações Estaduais cujos clubes filiados estão classificados para a Terceira Fase (Oitavas de Final) do Campeonato Brasileiro da Série D, que este campeonato passará a adotar o Protocolo de Recomendações para Retorno do Público aos Estádios – Competições CBF, divulgado em 12 de agosto de 2021, através do Ofício DCO 3102/2021. 

A aplicação do Protocolo (e consequente liberação de venda de ingressos e acesso ao público nos estádios) estará sujeita à liberação das autoridades sanitárias locais. Isto significa que os clubes envolvidos devem ter autorização dos órgãos competentes, cumprindo integralmente as exigências, além de observar as recomendações do Protocolo da CBF. 

Como o certame já está em fases eliminatórias (mata-mata), reforçamos que o Protocolo divulgado (especificamente no seu item “2”) estabelece critérios de competição. Sendo assim, para garantia de equilíbrio técnico, em última instância não será permitido que apenas um dos clubes, num confronto de ida e volta, possa ter público no seu estádio. 

Até 72h do início da primeira partida (ida) de cada um dos confrontos, os clubes envolvidos deverão informar mediante comunicado formal à DCO da CBF, através de suas respectivas Federações, se poderão receber públicos em seus estádios, bem como cada percentual de capacidade liberada. 

A presença de torcedores visitantes, conforme previsto no Protocolo, não será autorizada neste momento, de modo a evitar deslocamentos municipais ou interestaduais de torcidas. Sublinha-se também que torcedores seguirão sem poder circular nas Zonas 1 (Campo) e 2 (Competições). Os estádios, aliás, devem estar aptos com laudos e certificações, como previsto em regulamento.”

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Campeonato Brasileiro