Connect with us

Futebol

Souza anunciou a sua aposentadoria

Com passagens por grandes clubes, Souza anunciou a sua aposentadoria.

A carreira de jogador de futebol é bastante curta se comparada com outras profissões. Quem usufruiu o máximo que deu foi Souza, mas a sua passagem por dentro dos gramados acabou chegando ao fim. Aos 42 anos, o ex-meia do São Paulo, Grêmio e Paris Saint-Germain anunciou a sua aposentadoria e a partir de agora tem outros objetivos para cumprir.

Willamis de Souza Silva, conhecido apenas como Souza, jogou profissionalmente por mais de vinte anos, mas entendeu que estava na hora de parar. A decisão não foi de uma hora para outra, tanto que já vinha amadurecendo esta ideia, porém não imaginava o rumo que sua vida iria seguir. O agora ex-jogador está se preparando para virar comentarista esportivo, inclusive já tendo um local para trabalhar.

“Estou parando e agora, como Deus me trouxe para um lugar que não estava nos meus planos, nunca esteve, vou atuar como comentarista (Band). A carreira de jogador de futebol é uma loucura, nem sempre dá para fazer planos, a gente sempre acha que aquilo é para vida toda, então, não que eu sinta falta, mas tudo na minha vida eu uso sempre essa frase: Eu era o improvável que se tornou provável. O que vai acontecer comigo amanhã, não sei. Mas eu vou aproveitar esse momento. Eu tenho que aproveitar essa oportunidade que Deus me deu de trabalhar como comentarista”, disse ao portal GE/Alagoas.

Nova carreira

Apesar de anunciar a aposentadoria, Souza não vai ficar longe do futebol. Como dito acima, o jogador passará a ser comentarista esportivo de uma emissora conhecida. Mesmo não tendo se programado ou preparado para a nova profissão, optou por aceitar o desafio. Ainda disse que a maior dificuldade será ficar longe da família, mas reconhece a responsabilidade que terá a partir de agora, pois será um formador de opinião.

“É difícil porque estou longe dos meus filhos, a única dificuldade é essa. Então estou aproveitando muito esse momento. Eu não me preparei para esse momento, ele aconteceu. Mesmo falando sobre o futebol, é um mundo totalmente diferente. Tentar informar, mesmo sendo brincalhão, tem que ter firmeza na hora de falar e tal… isso pra mim está sendo muito bacana porque eu estou me reinventando. Como não foi nada que eu me preparei, Deus me direcionou, então é uma coisa que eu estou aprendendo. Hoje eu estou do outro lado, coisa que antes eu criticava. Hoje eu sou um formador de opinião”, afirmou o ex-jogador.

Jogo de despedida?

É comum entre os jogadores, ao anunciar a aposentadoria, a realização de um jogo de despedida. Com Souza, a situação não será diferente, porém o ex-meia afirmou que não tem nada planejado, muito menos uma data para que a partida possa acontecer. Porém, deixou claro que será o organizador do jogo, tendo frisado que os clubes não respeitam os jogadores.

“Eu queria fazer (a despedida) um dia, mas por minha conta. No futebol, não existe respeito. Existe respeito do torcedor, mas do clube, não. O clube te cobra muito, mas tem que ser uma via de mão dupla. Não existe esse respeito. Eu sou respeitado por pessoas em Alagoas que eu não esperava. Pessoas que não fizeram parte da minha carreira como atleta”, disse o alagoano.

Carreira

A carreira de Souza, que recentemente anunciou a sua aposentadoria, começou no final dos anos 1990. Natural de Maceió, Alagoas, surgiu para o profissional vestindo as cores do CSA. Deixou o clube alagoano em 2000, tendo passado por Botafogo, Libertad-PAR, Guarani e Portuguesa Santista, antes de chegar ao São Paulo, em 2003. Foi no time paulista que viveu o auge da sua carreira e também foi no Morumbi que permaneceu mais tempo em um clube.

Pelo tricolor paulista, entre os anos de 2003 a 2008, Souza conquistou os títulos do Mundial de clubes, da Taça Libertadores e do Paulistão, em 2005, além do bicampeonato brasileiro, em 2006 e 2007. Deixou o Morumbi no começo da temporada de 2008, indo atuar no Paris Saint-Germain, mas sua passagem pela Europa foi breve. Ainda em 2008, voltou ao futebol brasileiro, tendo acertado com o Grêmio.

No tricolor gaúcho voltou a ser destaque, tendo deixado o clube apenas em 2011, para vestir as cores do Fluminense. Passou ainda por Cruzeiro, Portuguesa e Ceará, sendo que o time nordestino foi o último clube grande de sua carreira, em 2014. Após deixar o Vovô, Souza passou por Passo Fundo, Caxias, Brasiliense, Bagé e Murici, sendo que neste último disputou o estadual de 2020, sua última competição como profissional.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Futebol