Connect with us

Campeonato Brasileiro

VAR na Série B

Série B poderá contar com VAR ainda nesta Série B.

O uso do VAR (Video Assistant Referee) ainda divide opiniões quanto ao seu uso, mas é notório que as “injustiças” diminuíram drasticamente desde a sua implementação. Porém, não são todos os campeonatos que possuem o sistema e a Série B é uma dessas competições. No entanto, isso pode estar próximo do fim, aliás, a implementação do sistema poderá ocorrer ainda nesta edição da segunda divisão nacional.

De acordo com Francisco Battistotti, presidente do Avaí, da Associação Brasileira de Clubes de Futebol e da Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina, a CBF indicou que irá passar a usar o VAR ainda na Série B de 2021. Segundo Battistotti, a expectativa é que no segundo turno da competição o árbitro de vídeo já esteja em funcionamento, porém existe um forte trabalho para que possa ser usado antes disso.

“Quando nós começamos a formar a associação, era no intuito de aumentar a venda do nosso produto e buscar mais recursos para os clubes da associação. Conseguimos, da CBF, 3 milhões a mais por clube. Conseguimos o reembolso do valor da logística. Conseguimos também que o VAR venha a acontecer a partir do segundo turno da Série B. Vamos tentar antecipar antes do segundo turno. A promessa da CBF, para mim, já retificada quando fui à final da Copa América, foi de que estavam acertando o VAR para o segundo turno”, disse Battistotti.

Menos insatisfação e custo reduzido

Caso isso se confirme, a reclamação de muitos clubes deverá acabar ou pelo menos diminuir, pois há uma grande insatisfação com os inúmeros erros de arbitragem que ocorrem na Série B. Em relação aos custos, o presidente da Associação Brasileira de Clubes de Futebol disse que é preciso haver uma redução nos custos, pois a realidade dos times da Série B são bem diferentes dos times da elite. Atualmente, o custo do VAR por partida está na casa dos R$ 50 mil.

“Se a proporção do VAR é 50 mil reais para a Série A, e a proporção de receita da Série B é de 10x menos do que a primeira divisão, também quero reduzir o valor do VAR. Quero reduzir nessa proporção ou que seja de graça”, completou Battistotti.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Campeonato Brasileiro