O Brasileirão chegou em sua reta final e muita coisa ainda ficará para a última rodada.
O Atlético-MG foi quem conquistou o título do Brasileirão de 2021, no entanto, ainda há indefinições no campeonato. Ainda resta uma vaga direta para a Copa Libertadores da América, duas vagas no G-8, uma vaga para a Copa Sul-Americana e duas vagas para a Série B.
No momento, quatro clubes lutam contra o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. A situação mais delicada é a do Grêmio, que possui 96% de chances de jogar a segunda divisão em 2022. Além do tricolor, outro gaúcho também tenta escapar, que é o caso do Juventude. Bahia e Cuiabá completam a lista de times que tentam se afastar da zona indesejada.
O Athletico-PR, assim como o São Paulo, eram times que estavam com chances de cair para a Série B do Brasileirão. No entanto, fizeram suas partes e já não caem mais neste ano. Além disso, o tricolor paulista ainda chegará para a última rodada com chances de vaga na pré-Libertadores. O Santos foi mais um dos grandes clubes que conseguiu se livrar do rebaixamento e agora briga pela Libertadores, após bater o Flamengo no Maracanã.
Já o Atlético-GO, entrou na briga após bater o Inter no Estádio Beira-Rio pelo placar de 2×1, ficando com a mesma pontuação do América-MG. Com isso, quem se complicou foi o Colorado, que agora ficaram ainda menores suas chances de ir para a maior competição sul-americana.
Ainda brigam: Bragantino, Fluminense, América-MG e Atlético-GO
Libertadores (duas vagas – preliminar) –
Ainda brigam: Bragantino, Fluminense, América-MG, Atlético-GO, Ceará, Santos, Inter e São Paulo
Sul-Americana (uma vaga) –
Ainda brigam: Cuiabá, Bahia e Juventude
Rebaixamento (duas vagas) –
Ainda brigam: Cuiabá, Bahia, Juventude e Grêmio
Já caíram: Sport e Chapecoense
Essas projeções são do site Infobola, do matemático Tristão Garcia.
Chances de G-6–
Atlético-MG: 100%
Flamengo: 100%
Palmeiras: 100%
Corinthians: 100%
Fortaleza: 100%
Bragantino: 69%
Fluminense: 31%
América-MG: menos de 1%
Atlético-GO: menos de 1%
Risco de rebaixamento–
Chapecoense: 100%
Sport: 100%
Grêmio: 96%
Juventude: 39%
Bahia: 60%
Cuiabá: 5%
Como visto, o Grêmio possui 96% de chances de jogar a sua terceira Série B na história do Brasileirão e agora espera por um milagre caso queira escapar.