Com a sua 18ª derrota no campeonato, o Grêmio caminha a passos largos rumo a sua terceira disputa de Série B.
O Grêmio entrou em campo neste sábado (13) em busca de uma segunda vitória consecutiva, visando respirar dentro da competição e manter acesa a mínima chama de esperança que ainda lhes resta. No entanto, foi derrotado para o América-MG pelo placar de 3×1 e permanece na vice-lanterna do Campeonato Brasileiro.
A partida foi na Arena Independência e logo aos 3 minutos da primeira etapa, com Felipe Azevedo em um belo gol às costas do lado direito da defesa gremista. Após isso, o América continuou pressionando, mas quem chegou foi o tricolor gaúcho, que foi prejudicado pela arbitragem em um possível pênalti em cima de Elias.
No final da primeira etapa, Cortez comete um pênalti totalmente infantil e Ademir converte em mais uma grande partida do camisa 10. A situação que já era péssima para o Grêmio, ficou ainda pior quando Juninho, aos 47, marcou mais um belo gol. O time visitante melhorou na segunda etapa e logo no início, fez também um belo gol com Ferreira.
O Grêmio continuou pressionando e teve algumas chances, no entanto, o América também empilhou diversas chances claras e o placar poderia ter sido ainda mais elástico.
Um fato curioso é que o técnico do Grêmio, Vagner Mancini, deixou o América-MG para tentar salvar o clube gaúcho do rebaixamento.
Agora, o tricolor gaúcho segue na 19ª colocação na tabela de qualificação, com 29 pontos somados e há quatro pontos de distância para o Juventude (que ainda atuará na rodada e pode aumentar a vantagem), que é o 17º colocado e último time dentro da zona de rebaixamento.
Como visto, em mais uma péssima atuação e goleada sofrida para o América-MG, o Grêmio segue a passos largos rumo a Série B do Campeonato Brasileiro, chegando a igualar o número de derrotas da já rebaixada Chapecoense na competição. O primeiro time fora do Z4 é o Bahia, que possui 36 pontos somados.