Connect with us

Campeonato Brasileiro

Possíveis punições ao Grêmio no Brasileirão

Após mais uma derrota vexatória no Brasileirão, a torcida do Grêmio perdeu a cabeça e agora o clube deve receber punições severas.

Na tarde deste domingo (01), o Grêmio se complicou ainda mais na briga para escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Após perder pelo placar de 3×1, torcedores do clube gaúcho invadiram o campo, atentando contra o próprio patrimônio e a cabine do VAR. Além disso, houve registro de novo caso de racismo, com vídeos circulando nas redes sociais.

Por conta de todas as cenas lamentáveis da torcida do Grêmio, agora o clube deve ser denunciado pelo STJD e receber punições severas.

Abaixo, confira o que disse o advogado e colunista da Lei em Campo:

“As cenas lamentáveis ocorridas ao final da partida entre Grêmio e Palmeiras fazem parte da cartilha que os clubes grandes cumprem em seu caminho para a Série B. É um caso clássico de denúncia no artigo 213 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que certamente resultará em perda de mando de campo, além de multa para a equipe gaúcha”, disse Vinicius Loureiro.

Abaixo, confira o que diz no art.213:

“Art. 213. Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: I – desordens em sua praça de desporto; II – invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo; III – lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo. PENA: multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais).”

Além de responder pela invasão de campo e depredação, o Grêmio pode responder por um caso de racismo que ocorreu na arquibancada. Através das imagens que circulam nas redes sociais, o torcedor é flagrado imitando um macaco e apontando para a torcida do Palmeiras.

“Também é preciso destacar que mais uma vez foi documentado um caso de racismo envolvendo a torcida gremista, que já resultou em punição para a equipe no caso Aranha. É uma situação diferente, mas que também será analisada pela Procuradoria e poderá prejudicar a equipe”, completou Vinicius Loureiro.

O vice-presidente de futebol do Grêmio, que é quem tem respondido pelo clube, Denis Abrahão, tentou minimizar os erros cometidos pela torcida. “A torcida se rebelou não foi contra nós, contra dirigentes, jogadores do Grêmio ou comissão técnica. Vocês acham que alguém agrediria jogador? Cada ato tem um efeito e uma consequência. Não posso dizer o que houve porque não vi, não presenciei, apenas ouvi comentários. Vou procurar saber o que aconteceu para tomar as medidas cabíveis para resolver este tipo de acontecimento.”

Seguindo à risca a frase “nada está tão ruim que não possa piorar”, sim, as coisas podem ficar ainda piores para o Grêmio. Isso porque, haverá um reunião do Governo do Rio Grande Sul, que estuda já que o Gre-Nal ocorre com torcida única no Estádio Beira-Rio. A reunião ocorrerá nesta próxima quarta-feira (3) e o clássico ocorre no próximo sábado. O temor das autoridades se dá por conta da segurança pública da partida, já que a torcida gremista depredou o próprio estádio.

Ocupando a vice-lanterna do Campeonato Brasileiro (18º), o Grêmio conta com 26 pontos em 27 jogos disputados. Com isso, são sete pontos de diferença para o Bahia, que é o 16º colocado, último fora da zona indesejada.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Campeonato Brasileiro