Connect with us

Basquete

Lenny Wilkens morre aos 88 anos

Astro da NBA, Lenny Wilkens morreu aos 88 anos no último domingo (09).

Um dos maiores nomes da história da NBA, Lenny Wilkens, morreu na noite de ontem (09) aos 88 anos. Com grande sucesso dentro e fora das quadras, inclusive sendo inserido no Hall da Fama da NBA, Wilkens teve a sua morte confirmada e lamentada pela principal liga de basquete do mundo.

“Lenny Wilkens representou o que havia de melhor na NBA, como jogador do Hall da Fama, técnico do Hall da Fama e um dos embaixadores mais respeitados do esporte. Tanto que, há quatro anos, Lenny recebeu a distinção única de ser nomeado um dos 75 maiores jogadores e 15 maiores técnicos de todos os tempos da liga. Ele influenciou a vida de inúmeros jovens, bem como gerações de jogadores e técnicos que consideravam Lenny não apenas um grande companheiro de equipe ou técnico, mas também um mentor extraordinário que liderou com integridade e verdadeira classe”, disse Adam Silver, comissário da NBA.

Lenny Wilkens foi a sexta escolha do Draft de 1960. Como jogador, atuou por St Louis Hawks, Seattle SuperSonics, Cleveland Cavaliers e Portland Trail Blazers. Ao todo, participou de nove edições do All-Star Game, tendo sido eleito o MVP na temporada 1971. Como treinador, sua trajetória foi ainda maior, sendo o terceiro maior vencedor de jogos na NBA e o que mais comandou uma equipe na liga norte-americana.

Vale destacar que Lenny Wilkens foi campeão da NBA como treinador em 1979, além de ter comandado a seleção olímpica dos Estados Unidos rumo ao título das Olimpíadas de 1996, em Atlanta. Além disso, fazia parte da comissão técnica do famoso “Dream Team” que conquistou o ouro nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992.

O último trabalho de Lenny Wilkens foi na temporada 2004/05, quando comando o New York Knicks na NBA, tendo levado a equipe à 5ª colocação da conferência.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Basquete