Connect with us

Jogos Olímpicos

Ítalo Ferreira conquista o ouro no surfe

Ítalo Ferreira bate japonês e conquista o ouro no surfe.

A espera acabou e, enfim, saiu a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio. A conquista veio no mar, com Ítalo Ferreira, que bateu o japonês Kanoa Igarashi na final do surfe masculino. Diferente da semifinal, onde ouve um equilíbrio maior, o surfista brasileiro garantiu o título da modalidade com um placar de 15.14 a 6.60 sobre Igarashi.

“Eu vim com uma frase para o Japão: diz amém que o ouro vem. Eu treinei muito nos últimos meses, mas só tenho que agradecer a Deus por tudo isso. Meu intuito é ajudar as pessoas e as famílias. Eu queria que a minha avó estivesse viva para ver isso. Sou muito feliz pelo que me tornei, pelo que fiz pelos meus pais. Sempre pedi para que esse sonho fosse realizado e ele aconteceu”, disse Ítalo após a conquista.

Primeiro competidor a conquistar o ouro olímpico no surfe, Ítalo Ferreira disse que esta conquista pode servir de inspiração para outras pessoas. Afirmou que as crianças e os jovens do Nordeste podem se sentir estimuladas e buscar o caminho do esporte em suas vidas. Bastante emocionado, Ítalo disse que aproveita intensamente as oportunidades da vida, pois as vezes a oportunidade pode ser única.

Brazil’s Italo Ferreira competes during the men’s Surfing gold medal final at the Tsurigasaki Surfing Beach, in Chiba, on July 27, 2021 during the Tokyo 2020 Olympic Games. (Photo by Yuki IWAMURA / AFP)

“Acho que isso (ouro no surfe) serve de inspiração para aqueles que vêm de baixo, que têm sonhos, que acreditam até o final, que foi o que fiz, e (que precisa) aproveitar todas as oportunidades da vida. Às vezes a gente só tem uma. Então eu vivo intensamente. Eu sabia que aqui era uma oportunidade de mostrar meu melhor, de sair com essa medalha, até porque eu vim com esse sentimento, de vir e ganhar o campeonato”, afirmou o brasileiro.

Medina sem medalha

O que todo brasileiro esperava era uma dobradinha de Ítalo Ferreira e Gabriel Medina no pódio das Olimpíadas de Tóquio. Contudo, apesar do bom desempenho de Medina, isso acabou não acontecendo. O surfista brasileiro acabou caindo nas semifinais justamente para Kanoa Igarashi, atleta da casa, sendo que perdeu o bronze para o australiano Owen Wright.

Assim como a maioria dos brasileiros que acompanharam a competição, Gabriel Medina também ficou insatisfeito com as notas que recebeu dos juízes. Tanto na semifinal como na disputa pelo bronze, os avaliadores adotaram critérios diferentes para dar notas para manobras idênticas, chegando a bater quase dois pontos de diferença. O surfista diz não entender certas coisas, porém afirmou que deu o seu melhor na disputa.

“É triste quando isso acontece. Muita gente mandou mensagem… É difícil passar o ano treinando, se esforçando, e chegar nisso. Mas minha parte fiz, estou amarradão, fiz o meu melhor, e agora é continuar trabalhando. Têm coisas que não dá para entender, mas tinha que ser assim”, disse Gabriel Medina.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Jogos Olímpicos