O lance envolvendo Flamengo e Bahia pesou para a demissão de Leonardo Gaciba da Comissão de Arbitragem.
Nesta sexta-feira (12), a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou a demissão de Leonardo Gaciba, que era o presidente da Comissão de Arbitragem. Com isso, o vice Alício Pena Junior é quem assumirá o cargo de maneira interina.
A arbitragem brasileira vem sendo bastante desmoralizada, principalmente nos últimos anos e por conta de diversos lances claros, acabou com a paciência da cúpula da CBF. Principalmente os lances em que os juízes vão até o VAR e assim, mantém as decisões erradas e marcações incorretas.
Questionado internamente, Leonardo Gaciba não conseguiu explicar alguns erros grotescos, fez com que caísse totalmente a relação entre as partes.
Abaixo, confira exemplos de alguns lances:
– Pênalti não marcado pro Galo contra o Atlético GO;
– Gol anulado do Michael contra o Cuiabá;
– Pênalti não marcado pro Bahia contra o Juventude;
– Gol anulado do Rony na Vila Belmiro;
– Impedimento do Gabigol contra a Chape;
– O Pênalti marcado a favor do Flamengo, contra o Bahia.
Abaixo, confira a nota da entidade na íntegra:
“A Confederação Brasileira de Futebol informa que, nesta data, deu início a um processo de reformulação na estrutura da arbitragem brasileira, que começa com a substituição do comando de sua Comissão de Arbitragem.
O Presidente em exercício da CBF, Ednaldo Rodrigues Gomes, conversou com o Presidente da Comissão de Arbitagem, Leonardo Gaciba, nesta sexta-feira (12) e o entendimento mútuo foi pela necessidade de uma mudança, com a implementação de novos procedimentos visando maximizar os acertos e minimizar os erros de todos os envolvidos.
A CBF agradece a Leonardo Gaciba pelo empenho e pela forma altiva e incansável com que exerceu a Presidência da Comissão de Arbitragem da CBF.
Assumirá a função interinamente, até a conclusão das competições da temporada 2021, o atual Vice-Presidente da Comissão de Arbitragem, Alício Pena Júnior, a quem o Presidente Ednaldo Rodrigues parabeniza, desejando sucesso no cargo e colocando a estrutura da entidade à inteira disposição da Comissão de Arbitragem para o constante aperfeiçoamento e desenvolvimento da arbitragem nacional.”
Como visto, após novos erros graves de arbitragem mesmo depois de consultar o VAR, a CBF decidiu demitir Leonardo Gaciba da presidência da Comissão de Arbitragem.