Connect with us

Copa do Brasil

As curiosidades sobre a Copa do Brasil

Relação entre clubes do interior e a Copa do Brasil

Uma das curiosidades sobre a Copa do Brasil, é que nem sempre é conquistada por um dos gigantes do futebol brasileiro. O torneio é disputado desde 1989 e três décadas foram marcadas por zebras. A Copa do Brasil foi criada devido ao descontentamento dos times de menor expressão. Afinal, não queriam perder a chance de jogar com os grandes, por isso conseguiram garantir seu espaço.

Devido aos espaços que os times menores do Brasil conquistaram, ao disputar, dão o melhor de si e acabam superando os gigantes do futebol brasileiro. As vezes, acabam saindo com o tão sonhado e esperado título. É nessas horas que também jogadores e técnicos promissores tem suas chances de aparecer. Abaixo, temos alguns exemplos das maiores zebras que se sagraram campeãs.

Criciúma bate o Grêmio, levanta a taça e cala o estádio Olímpico

Volta olímpica no Olímpico

Na terceira edição do torneio, o Criciúma, time do interior de Santa Catarina bateu o Grêmio. A equipe catarinense que na época era comandada por nada mais nada menos do que Luiz Felipe Scolari. Sagrou-se campeão graças às combinações dos resultados, pois no duelo ocorreram dois empates. Em Santa Catarina as duas equipes empataram em 0 x 0 e em Porto Alegre em 1 X 1, em pleno estádio olímpico. O Grêmio não conseguiu ser efetivo e perdeu o título diante de seus domínios.

A campanha do Criciúma foi surpreende e merecida. De tal forma que, em seu caminho bateu o Remo nas semifinais, Goiás nas quartas e o Atlético-MG nas oitavas. Além disso, os catarinenses levantaram a taça e invictos, o forte da equipe era a sólida defesa, com apenas três gols sofridos. A conquista não foi por acaso, visto que o Criciúma já tinha chegado às seminais no ano anterior.

Em 1994, o Linhares bate o Fluminense

O Linhares chegou somente às semifinais da competição. Ainda assim ao longo do trajeto fez uma vítima, o que tornou a maior zebra da Copa do Brasil de 1994. A equipe do Linhares encontrou o Fluminense e logo na primeira fase deixou o time carioca para trás.

Na primeira partida, que foi disputada no estádio das laranjeiras, o Fluminense conseguiu  empatar em 2×2. Na segunda partida, o Linhares conseguiu matar o jogo no final, com um gol de falta do Arildo, o que deu a vaga para o Linhares. No time do Fluminense, estavam jogadores como: Branco (Campeão Mundial meses depois com a seleção brasileira), Ézio e Mário Tilico.

O implacável Juventude de 1999

Quase 200 mil pessoas ficaram estagnadas vendo o Juventude ser campeão em pleno Maracanã. O time de Caxias do Sul vivia seu auge e impressionava o Brasil inteiro, amparado por sua parceria com a Parmalat. Afinal, o Juventude, desde o inicio deu indícios de que seria capaz de uma campanha vitoriosa.

Na segunda fase do torneio, por exemplo, humilharam o Fluminense pelo placar de 6×0. Nas oitavas bateu o Corinthians com duas vitórias, desde então começaram à temer um pouco mais a equipe de Caxias do Sul.

As simifinais, um dos momentos mais marcantes daquela edição, foi contra o poderoso Internacional, que na época vivia em grande rivalidade com o Juventude. No primeiro jogo 0x0, no segundo um placar surpreende de 4×0 em pleno Beira Rio, assim o Juventude eliminara o Colorado da competição.

A final foi contra o Botafogo, que na primeira partida foi superado pelo placar de 2×1. Na volta, o placar de 0x0 foi o suficiente para sacramentar o título do Juventude dentro do Maracanã lotado, comandado pelo técnico Valmir Loruz.

O dia em que o Santo André calou o Maracanã

O Santo André foi uma das maiores zebras da história da Copa do Brasil. Eliminou o Atlético/MG, Palmeiras e Guarai, até chegar às semifinais diante do 15 de Novembro e sagrar-se vitorioso mais uma vez.

A final era contra nada mais nada menos do que o poderoso Flamengo. A partida de ida foi no Palestra Itália, onde ocorreu um empate por 2×2. Os gols do Santo André foram marcados por Romerito e Osmar, Roger e Athirson para o Flamengo.

A partida de volta era no glorioso Maracanã, e o favoritismo, que já era do Flamengo, triplicou. Mas o Santo André surpreendeu e com dois no segundo tempo, com Sandro Gaúcho e Élvis. O clube de ABC paulista calou o Maracanã lotado e ergueu a taça de Campeão da Copa do Brasil. Confirmando-se como uma das maiores zebras da competição.

Maracanã segue calado, dessa vez foi o Paulista

Após um ano do Santo André erguer a taça em cima do Flamengo, foi a vez do Paulista fazer o mesmo sobre o Fluminense. Isto é, assim como o Santo André, a vida do Paulista também foi dura dentro da competição. O clube de Jundiaí passou pelo poderoso Internacional, Botafogo, Figueirense e Cruzeiro.

No primeiro jogo da final, o Paulista já saiu na frente, vencendo por 2×0, com gols marcados por Márcio Mossoró e Léo. Na volta, a equipe de Jundiaí só precisou segurar um empate de 0x0 para sagrar-se Campeão. Desta forma, o time comandado por Vagner Mancini, mantém o feito do Santo André. E o Maracanã segue lotado e calado.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Copa do Brasil