Connect with us

Copa do Brasil

Flamengo é multado por atos homofóbicos da torcida

O STJD puniu o Flamengo por conta de gritos homofóbicos da torcida na partida contra o Grêmio, pela Copa do Brasil.

Nesta segunda-feira (8), o STJD divulgou a punição no valor de R$ 50 mil ao Flamengo, por conta de cantos homofóbicos da torcida rubro-negra contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, que ocorreu no dia 15 de setembro.

Além disso, o STJD pediu a exclusão do Flamengo da Copa do Brasil, no entanto, a sessão foi encerrada apenas com a multa para o clube carioca. Vale relembrar que, o Grêmio já foi expulso dessa mesma competição por conta de gritos racistas de alguns de seus torcedores.

O juiz da partida, Rodolpho Toski Marques, além de seus auxiliares, disseram não ter ouvido os gritos homofóbicos. Os árbitros e o delegado do jogo foram absolvidos.

Essa denúncia ocorreu por parte do Coletivo das Torcidas Canarinhos LGBTQ+, com imagens de torcedores do Flamengo desferindo cantos homofóbicos.

“Hoje é uma conquista, mas a gente espera conseguir dar mais passos no intuito de combater esse tipo de violência dentro do estádio” disse Oña Rudá, fundador da Canarinhos.

Que completou: “A gente considera que é uma decisão importante do STJD, é um passo importante. É a primeira vez que um clube da primeira divisão é punido dentro do STJD. Mas nós também estamos procurando nos aprofundar. Nós vamos lançar o anuário do Observatório da LGBTfobia no futebol nos próximos meses. E esse deve ser um documento bem completo com o raio-x do futebol, com posicionamento dos clubes em datas importantes, boas práticas, casos e acontecimentos de lgbtfobia, entre outros.”

Como visto, a punição do STJD ao Flamengo foi de R$ 50 mil.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Copa do Brasil