Connect with us

Futebol Internacional

Mudanças no formato da Liga dos Campeões

Para a temporada de 2024/25, a UEFA anunciou mudanças no formato da Liga dos Campeões.

Nesta segunda-feira (19), a UEFA divulgou as mudanças no formato da Liga dos Campeões para a temporada de 2024/25. Agora, a entidade aumentou o número de clubes participantes.

Dessa forma, conforme informou a entidade, o novo formato contará 36 times e não mais 32, como é atualmente. Além disso, a fase de grupos tradicional deixará de existir.

Assim, no lugar, terá um formato de liga, com todos os clubes participando de forma conjunta. Cada time atuará no mínimo dez vezes, contra dez equipes diferentes. No formato atual, são seis jogos, contra os três mesmos clubes.

Dessa forma, no novo formato, as oito melhores equipes classificadas garantem classificação automática para as oitavas de final. Já os times que ficarem entre a 9ª e a 24ª colocação, terão de jogar uma fase de mata-mata com idade e volta, para que seja completada as oitavas.

Além disso, a Liga Europa e a nova Europa Conference League farão as mesmas mudanças a partir de 2024, com oito e seis partidas na fase de liga, assim respectivamente.

De acordo com as informações da UEFA, essas duas competições podem contar com 36 times na primeira fase regular, mas a decisão ainda não foi confirmada e estas mudanças serão novamente discutidas mais à frente.

Para finalizar, a entidade informou que o critério de classificação para as suas competições permanecerá o mesmo: o resultado de suas ligas nacionais.

As vagas extras da Liga do Campeões, uma delas irá para o 3º colocado da 5ª melhor liga em seu coeficiente (no momento, esta vaga pertence a França). Já outra vaga, será destinada ao campeão nacional de um país ainda a ser definido.

As duas últimas vagas extras são destinadas aos dois clubes que possuírem o melhor ranking no coeficiente da UEFA, porém, não podem ter conseguido vaga para a fase de grupos da Liga dos Campeões. No entanto, estes dois times precisam ter garantido vaga para os playoffs da UCL, Liga Europa ou para a Conference League.

Ainda há coisas a serem discutidas até a temporada de 2024/25, mas a decisão já foi tomada e a UEFA irá impor um novo formato na Liga dos Campeões.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Futebol Internacional