Connect with us

Futebol

Abel Braga tem novo clube

Abel Braga acertou sua volta ao futebol europeu e já tem um novo clube para treinar.

Muitos torcedores do Internacional estão satisfeitos com o desempenho da equipe e com Miguel Angel Ramírez, tanto que solicitavam a volta de Abel Braga. No entanto, isso não deve acontecer, pelo menos no momento. O treinador brasileiro já tem um novo clube e, após 20 anos, está de volta ao futebol europeu. Abelão, como é conhecido, assinou contrato por uma temporada com o Lugano, da primeira divisão da Suíça, com a possibilidade de renovação por mais um ano.

Esta não será a primeira aventura de Abel Braga em um clube europeu, porém faz muito tempo desde o seu último trabalho no Velho Continente. A primeira passagem de Abelão pela Europa foi na temporada 1985/86, no Rio Ave, de Portugal. Retornou ao país lusitano na temporada 1989/90, tendo permanecido até a temporada 1994/95. Neste período, o treinador passou por Famalicão, Belenenses, novamente por Rio Ave e, por fim, Vitória de Setúbal. Antes de acertar com o seu novo clube, Abel Braga tinha tido como seu último time na Europa o Olympique Marseille, da França, na temporada 2000/01.

O último time comandado por Abel Braga antes de acertar com o Lugano foi o Internacional. O treinador levou o Colorado ao vice-campeonato brasileiro e foi eleito o melhor treinador da competição em 2020. Desde então, estava desempregado, apesar de ter tido inúmeras propostas, inclusive de fora do país. Agora, terá a missão de levar o time suíço à uma boa campanha no campeonato local. 

Nota oficial do Lugano

“Abel Carlos da Silva Braga, nascido em 1º de setembro de 1952, mais conhecido por Abel Braga, será o novo treinador do FC Lugano.

O técnico brasileiro jogou grande parte de sua carreira no Brasil, com uma breve passagem pela França (pelo PSG) entre 1979 e 1981. Alguns anos depois iniciou uma carreira muito longa como técnico durante a qual, em 36 anos, conquistou mais de 20 títulos. Muitos títulos dizem respeito aos campeonatos estaduais brasileiros (aqueles que são disputados na primeira metade da temporada), mas em 2006 chega o momento de maior fama quando à frente do Internacional, de Porto Alegre, vence a Copa Libertadores (equivalente à Liga dos Campeões) e o Mundial de Clubes, sobre o Barcelona.

Em 2012, chega também a consagração na primeira divisão brasileira ao comando do Fluminense. Também tem experiência nos Emirados Árabes Unidos, onde venceu o campeonato ao comando do Al-Jazira, além da copa nacional e a do Golfo Pérsico. Na última temporada, o Braga substituiu Coudet no comando do Internacional, perdendo por um ponto a façanha de recuperar a classificação do campeonato brasileiro da Série A.

O novo técnico está concluindo os trâmites para a obtenção da autorização de trabalho e chegará à Suíça o quanto antes, já tendo assinado um contrato de um ano com opção de renovação”.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Futebol