Após eliminação vexatória na pré-Libertadores, Renato Portaluppi tem futuro indefinido no Grêmio.
Nesta última quarta-feira (15), após derrota e eliminação vexatória contra o Independiente del Valle na pré-Libertadores, Renato Portaluppi fica com o futuro indefinido no Grêmio. A pauta será discutida através do Conselho de Administração, que conta com Romildo Bolzan como presidente e seis vice-presidentes, sendo eles: Marcos Herrmann, Cláudio Oderich, Paulo Luz, Duda Kroeff, Guto Peixoto e Adalberto Preis.
Não é novidade para ninguém que Romildo é sempre a favor de Renato e sua permanência, inclusive, essa é uma das críticas por parte do torcedor gremista. Além dele, Duda Kroeff e Adalberto Preis também são a favor da permanência do treinador. Os demais, divergem sobre uma possível saída e haverá uma reunião para tratar do assunto.
De acordo com informações do GE, as chances de demissão nesta quinta-feira (15) aumentaram muito e assim, Renato Portaluppi fica com o futuro indefinido no Grêmio. Vale relembrar que, poucas semanas antes do primeiro duelo contra o del Valle, o clube renovou com o treinador até o final do ano.
Agora, além da pressão da torcida que já é muito forte nos últimos anos, agora atual comandante sofre também grande pressão interna e fica com o futuro indefinido. Em caso de demissão, o nome na pauta do clube é o de Tiago Nunes para o lugar de Renato.
Durante entrevista após a partida, o vice-presidente Cláudio Oderich disse que todas as situações serão avaliadas e que a decisão a ser tomada, será pensando no melhor para o Grêmio.
“Vamos avaliar de cabeça fria todas as situações. Nada está descartado. Vamos bem avaliar o que é melhor para o Grêmio na sequência do ano de 2021. A permanência, a não permanência. Estamos avaliando tudo, o desempenho dos últimos anos, o futebol, o torcedor, o momento que o país e o futebol vivem. Vamos bem avaliar tudo e decidir aquilo que for melhor para o Grêmio.”
Mesmo Renato não estando à beira do gramado nos dois jogos da pré-Libertadores por conta da Covid-19, as críticas foram todas direcionadas para o seu comando. O treinador já vinha sendo muito criticado nas últimas temporadas, desde o 5×0 sofrido pelo Flamengo na semifinal da Libertadores de 2019 e a derrota para o Santos, também na Libertadores em 2020, por 4×1.
Com a eliminação inédita na pré-Libertadores, o Grêmio garantiu classificação para a fase de grupos da Copa Sul-Americana. O grupo do tricolor gaúcho é o H e ele terá como adversários o Lanús, La Equidad-COL e o Aragua-VEN.
Dessa forma, com Renato Portaluppi tendo o futuro indefinido no Grêmio, mesmo tendo contrato até o final do ano, o clube gaúcho pode ter treinador novo para a disputada da Sul-Americana.