Connect with us

Libertadores

Conmebol implantará nova regra em suas competições

CBF diz que não importa o que aconteça na série A, o vencedor da copa do Brasil jogará a libertadores

A nova regra da Conmebol só permitirá equipes que estejam disputando o principal torneio de seu país, na primeira divisão.Quem não estiver disputando a divisões principais de seus países, não poderão disputar a Libertadores e nem a Sul-Americana. Essa nova regra é vista com maus olhos no Brasil e causa alvoroço. Pois assim, Juventude, Paysandu e Sampaio Corrêa não poderiam disputar a copa Libertadores da America, caso ganhassem a Copa do Brasil.  É nítido que isso seria ruim para o futebol brasileiro, a copa do Brasil é a melhor maneira de ingressar na libertadores. Além da copa do Brasil dar vaga direta para o maior torneio da América, também é a competição nacional que premia melhor no Brasil.

A conmebol postou que vai incluir as exigências nos regulamentos da Copa Libertadores da America e na Copa Sul-Americana. Porém, os especialistas brasileiros em direito desportivo afirmam que a mudança pode ser contestada, pois altera o regulamento de competições já em andamento.

O juventude comentou a decisão, e lamentou

“É estranho. As competições nacionais que classificam para a libertadores já estão em andamento. Pelo menos teria de valer para 2021, assim as equipes já entrariam nas competições sabendo disso. A copa do Brasil já está em andamento, aí muda o critério. Mas não temos o que fazer, ganhar a Copa do Brasil é um sonho. Mas ainda assim, é estranho.” Cita o presidente do juventude, Walter Dal Zotto Jr.

A pergunta que fica é: E se os outros clubes da série A ganharem a copa do Brasil e forem rebaixados no Campeonato Brasileiro? A CBF repetiu que quem ganhar a copa do Brasil, disputará sim a Libertadores.

A nova regra prejudica a todos

O caso também repercutiu na Argentina, e acabou causando fortes reações na AFA (Associação do Futebol Argentino). O Claudio Tapa, presidente da AFA, chegou ao poder graças aos clubes menores. Pois, viam na Superliga a única chance de chegar na Libertadores. O cartola já está sendo pressionado no pais vizinho.

Segundo a Conmebol, não seria um caso inédito. Em 2013 por exemplo, o Palmeiras disputou a libertadores por ter sido campeão da Copa do Brasil do ano anterior. No mesmo ano (2012), o Verdão foi rebaixado para série B do campeonato brasileiro.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Libertadores