Connect with us

Mundial de Clubes

Fluminense quer Copa Rio reconhecida como Mundial

Chegando a pedir a ajuda da CBF, Fluminense quer Copa Rio reconhecida como Mundial de Clubes.

Tendo iniciado o pedido lá em 2012 e chegando a pedir a ajuda da CBF, Fluminense quer Copa Rio reconhecida como Mundial de Clubes. O tricolor das laranjeiras foi o Campeão da Copa Rio em 1952 e tem mantido o sigilo sobre suas estratégias a respeito do reconhecimento do título.

Na última semana, houve uma reunião entre o presidente Mário Bittencourt e o presidente da CBF, Rogério Cabloco.

“Quando o presidente Rogério Caboclo esteve aqui em Laranjeiras, em outubro de 2020, eu o levei até a taça do título de 52 e solicitei que ele nos ajudasse no assunto, junto ao presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez. Na semana passada, eu e Caboclo nos reunimos novamente para conversar sobre a mudança da legislação para jogadores de base e eu, mais uma vez, lhe pedi que levasse à Fifa nossa solicitação de reconhecimento do Mundial de 52 ao Presidente Infantino. Ele levou nossa solicitação e nós vamos reenviar o dossiê para ser encaminhado à Fifa” disse o presidente do Fluminense.

Copa Rio de 1952

A Copa Rio de 1952 foi disputada no Rio de Janeiro, tendo oito times de sete países da América do Sul e da Europa. Os times participantes foram: Corinthians, Áustria Viena (Áustria), Grasshopper (Suíça), Libertad (Paraguai), Peñarol (Uruguai), Saarbrucken (Alemanha) e Sporting (Portugal).

Essa foi a segunda edição da competição, a primeira foi vencida pelo Palmeiras. Nessa oportunidade, o tricolor carioca foi o campeão invicto, batendo o Corinthians na final e assim, o Fluminense quer Copa Rio reconhecida como Mundial de Clubes.

O Dhaniel Cohen, que é responsável pela Flu-Memória, disse que o a partir de 2012, que foi o ano que marcou os 60 anos do mundial, foram feitas diversas campanhas para valorizar a conquista do tricolor das laranjeiras.

“Primeiramente, Laranjeiras teve a expressão “Campeão Mundial 1952” pintada no estádio. Durante o Brasileiro daquele ano, além de ter um patch na camisa, Fred, capitão do Fluminense, e Marcos Assunção, capitão do Palmeiras, trocaram faixas alusivas aos títulos de 1951 e 1952 em um duelo entre os times. A partir de 2016, com a preparação do Dossiê, e posteriormente do livro oficial, o tema circulou ainda mais pela torcida tricolor. Ainda tivemos camisas retrô, pôster, copos, uma série de produtos oficiais licenciados enaltecendo a história” contou Cohen.

Abaixo, confira as campanhas do Flu com alusão ao Mundial de 1952:

Não é segredo nenhum que o Fluminense quer Copa Rio reconhecida como Mundial. Dessa forma, campanhas para reconhecimento começaram lá 2012, com o clube fazendo ações no Estádio das Laranjeiras, fazendo uma escrita especial “Campeão Mundial 1952”. Além disso, no mesmo ano, a camisa do time ganhou um pach sobre a conquista. Depois, em um confronto com o Palmeiras, ambos os times trocaram faixas que faziam alusão aos títulos de 1951 e 1952, vencidos por ambos.

2016

Em 2016, o Fluminense entregou a CBF e a Conmebol um documento com detalhes da competição. Antes do início das olímpiadas, a direção do clube entregou o mesmo documento para a FIFA.

2017

O tricolor das laranjeiras criou suas duas camisetas oficiais de jogo retrô, em homenagem ao título do mundial. Posteriormente, lançou o livro “Campeão Mundial – O Bravo Ano de 1952” durante o evento Flu-Fest.

2019

Neste ano, completava 67 anos do título da Copa Rio e em homenagem, o clube fez uma nova faixa na personalização do Estádio Maracanã, com a escrita de “Campeão Mundial 1952”.

2020

Em outubro de 2020, o presidente do Flu, Mário Bittencourt, apresentou a Copa Rio ao presidente da CBF e pediu ajuda para que o torneio seja reconhecido como Mundial.

2021

Agora, ambos os presidentes citados acima realizam reuniões para que sejam definidas novas ações sobre o tema.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Mundial de Clubes