Connect with us

Stock Car

Morre Xandy Negrão

Piloto e empresário Xandy Negrão morreu aos 70 anos vítima de câncer.

O automobilismo brasileiro está de luto. Morreu nesta quarta-feira (24), aos 70 anos, o piloto e empresário Alexandre Funari Negrão. Xandy Negrão, como era conhecido, vinha travando uma dura e dolorosa batalha contra o câncer, não tendo resistido à doença. A morte de Negrão foi confirmada pela Stock Car, principal categoria do automobilismo no Brasil.

Xandy Negrão foi um dos principais ícones do automobilismo brasileiro e em quatro oportunidades foi vice-campeão da Stock Car. Pela categoria, foram 21 vitórias, 23 poles positions e 59 pódios ao longo de 20 anos. O piloto também competiu em outras categorias e no ano de 2020 foi campeão do Endurance Brasil ao lado de seu filho, Xandinho Negrão

Além de ser conhecido como piloto, Xandy Negrão também era muito conceituado como empresário. Em 1996, fundou a Medley, maior laboratório de medicamentos genéricos do Brasil, que foi vendida ao grupo Sanofi, da França, no ano de 2009. Negrão também era proprietário da Aeris Energy, empresa especializada na fabricação de pás para turbinas de energia eólica. Seu sucesso como empresário fez com que fosse listado com um dos bilionários brasileiros pela Forbes. Atualmente, também trabalhava no ramo do agronegócio e possuía uma fazenda no estado de Goiás.

Abaixo, confira a nota de falecimento de Xandy Negrão emitida pela Stock Car:

“O automobilismo brasileiro perdeu mais um dos seus grandes pilotos. Morreu Alexandre Funari Negrão, o Xandy Negrão, aos 70 anos, depois de dura batalha contra o câncer. A notícia foi confirmada nesta quarta-feira (24) pela família daquele que foi um dos maiores da Stock Car Pro Series. 

Xandy iniciou na Stock Car com provas esporádicas em 1983, ainda na era do Chevrolet Opala, mas disputou sua primeira temporada completa apenas 12 anos depois. Ao todo, o piloto conquistou 21 vitórias, sendo a primeira delas alcançada em 1995, no Autódromo Internacional de Tarumã, pela JF Racing, liderada por Jorginho Freitas. Naquele ano, em sua primeira temporada completa, Xandy já alcançou o vice-campeonato. 

Xandy registrou também 23 poles, 59 pódios, 27 voltas mais rápidas em apenas 108 largadas. No total, o piloto de Campinas foi quatro vezes vice-campeão: em 1995, 1996, 1997 e 1999. A sua despedida das pistas da Stock Car foi em 2003, no Autódromo de Interlagos, correndo pela equipe de Andreas Mattheis. 

A parceria entre Xandy Negrão e Andreas Mattheis foi uma das mais vitoriosas da história recente do automobilismo nacional. Na Stock Car, foram cinco anos do campineiro correndo pela equipe sediada em Petrópolis (RJ). Juntos, os dois também fizeram uma dupla bicampeã no GT3 Brasil (2007 e 2008). 

Apaixonado pelas corridas de longa duração, entre as categorias equivalentes GT3 Brasil e Endurance Brasil, Xandy disputou seis temporadas. Em 2020, teve a chance de participar da campanha que coroou o título do filho, Xandinho Negrão na atual categoria de corridas de resistência. 

Durante anos, Xandy competiu e apoiou vários pilotos com a marca dos laboratórios Medley, empresa fundada e presidida pelo campineiro, que se consolidou como uma das líderes do segmento de medicamentos genéricos. 

Negrão foi o líder de uma família que faz sucesso no automobilismo até hoje. O irmão de Xandy, Guto Negrão, disputou 111 corridas e venceu duas provas na Stock Car, além de ter conquistado uma pole e oito pódios, sendo terceiro colocado na temporada de 2003. O filho Xandinho, hoje empresário e piloto do Endurance Brasil, também correu na Stock e fez 55 provas, marcando um pódio em 2010. Já o sobrinho André Negrão é um dos representantes brasileiros do Mundial de Endurance (FIA WEC), tendo conquistado o título mundial e duas vitórias nas 24 Horas de Le Mans na classe LMP2. 

A Stock Car Pro Series presta toda solidariedade e condolências à família e amigos de um dos grandes das pistas do Brasil.”

Clique aqui para conferir o comunicado da Stock Car.

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Stock Car