Connect with us

Stock Car

Novo formato da Stock Car 2021

Novo formato da Stock Car 2021 foi divulgado nesta segunda-feira.

O fã do automobilismo brasileiro acordou com uma notícia importante nesta segunda-feira (22). Isto é dito, pois foi divulgado no novo formato da Stock Car 2021, onde mudanças irão acontecer. Algumas das que mais chamaram a atenção se referem à pontuação das provas, pontos para o pole position, pit stop e o fato de não haver mais intervalo entre as corridas um e dois. A temporada contará com vinte quatro corridas, porém terá seu início adiado devido à pandemia.

Anteriormente, a estreia da principal categoria do automobilismo brasileiro iria acontecer no dia 28 de março, Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. No entanto, com o adiamento, a primeira corrida passará para o dia 25 de abril, na cidade de Londrina. Ao todo, serão disputadas doze etapas, sendo distribuídas em dez eventos.

Sobre as mudanças, Fernando Julianelli, CEO da Vicar, empresa que promove a Stock Car, tratou o assunto da seguinte maneira:

“Olhamos cada detalhe do regulamento com o objetivo de melhorar ainda mais o alto nível de 2020. Essa análise, combinada à nossa transmissão ao vivo na TV aberta com a Band e simultaneamente no SporTV, nos mostrou o caminho a seguir. Percebemos em conjunto que alguns detalhes do regulamento poderiam funcionar melhor. E acho que chegamos a um pacote muito interessante, promovendo o tempo todo grandes disputas e consequentemente um show para os fãs”, afirmou.

No novo formato da Stock Car 2021, cada etapa contará com baterias de 25 e 20 minutos respectivamente, sem que os carros parem no grid e sem intervalo para descanso. Apenas uma volta para realinhamento irá acontecer, sendo que os dez primeiros colocados irão inverter a sua posição na relargada. Outro ponto que chama a atenção é que o pit stop será obrigatório apenas na corrida número um.

Abaixo, confira as principais mudanças para a temporada 2021 da Stock Car:

Pole position: O piloto que largar na primeira colocação ganhará dois pontos. Contudo, na corrida dois, os dez primeiros colocados da corrida um irão inverter suas posições para a relargada.

Descartes: Na temporada 2020, estava permitido o descarte dos três piores resultados, já em 2021 será permitido o descarte dos quatro piores.

Pontuação: Todas as etapas da temporada irão registrar pontos individualmente, no mesmo sistema de 2020. A primeira prova terá pontuação maior, iniciando com 30 pontos para o vencedor, 26 para o segundo e 22 para o terceiro colocado, chegando ao 20º classificado, que ganhará um ponto. Já a segunda corrida dará ao vencedor 24 pontos, com 20 para o segundo e 18 para o terceiro colocado, também chegando ao 20º classificado com um ponto.

Lastro: O lastro de sucesso, que obriga os melhores pilotos do campeonato a carregarem peso extra no carro, chegará até o sexto colocado, diferente da temporada passada, que ia até quinto melhor posicionado no campeonato. A distribuição será de 30, 25, 20, 15, 10 e 5 quilogramas.

Pit stop: Somente a corrida número um terá a parada obrigatória, diferente da temporada passada.

Fan push: Assim como na última edição, as regras permanecerão as mesmas. Isso significa que os seis pilotos mais votados pelo público irão receber um push, que é o botão utilizado para injetar potência no motor e aumentar a velocidade para atacar ou se defender durante a corrida.

Confira o calendário de provas para 2021:

25/04 – Londrina (PR) – 1ª Stock Car, 1ª Stock Light
16/05 – Interlagos (SP) – 2ª Stock Car, 2ª Stock Light/
20/06 – Goiânia (GO) – 3ª Stock Car, 3ª Stock Light
11/07 – Cascavel (PR) – 4ª Stock Car
01º/08 – a definir – 5ª Stock Car
15/08 – Curitiba (PR) – 6ª Stock Car, 4ª Stock Light
19/09 – Santa Cruz do Sul (RS) – 7ª Stock Car, 5ª Stock Light
24/10 – Velocittà (SP) – 8ª Stock Car, 6ª Stock Light
21/11 – Goiânia (GO) – 9ª Stock Car, 7ª Stock Light
12/12 – A definir – 10ª Stock Car, 8ª Stock Light

Clique para comentar

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais sobre Stock Car