Os jogadores dispensados pelo Cruzeiro estavam em fim de contrato e os vínculos não foram estendidos.
O Cruzeiro agora é comandado por ninguém menos do que Ronaldo Fenômeno, que está ativamente trabalhando na reformulação do elenco para o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Assim, A Raposa dispensou 9 jogadores que estavam em fim de contrato não tiveram seus vínculos ampliados.
Os jogadores citados acima são: Zé Ivaldo, Matheus Bidu, Chay, Willian Oliveira, Rodolfo, Jajá, Luvannor, Fernando Canesin e Rafa Silva.
De acordo Pedro Lourenço através de uma entrevista à Rádio Itatiaia, que é um dos empresários que patrocina o Cruzeiro, o clube deve fazer entre 15 e 16 contratações para 2023. Além disso, ele comentou que as principais carências do elenco são na zaga, no meio de campo e no ataque.
“O que eu sei é que vai trazer entre 15 e 16 jogadores. E a gente precisa de zagueiro, de meio de campo e de atacante. O pessoal da gestão do Ronaldo tem o pé no chão e sabe da necessidade, e isso dá tranquilidade para o torcedor.”
Confira a lista dos jogadores que deixam o Cruzeiro:
· Zé Ivaldo – emprestado pelo Athletico-PR
· Matheus Bidu – emprestado pelo Guarani
· Chay – emprestado pelo Botafogo
· Willian Oliveira – emprestado pelo Ceará
· Rodolfo – emprestado pelo América-MG
· Jajá – emprestado pelo Athletico-PR
· Luvannor – livre
· Fernando Canesin – livre
· Rafa Silva – livre
Além de se desfazer dos jogadores que não serão utilizados, a Raposa vasculha o mercado da bola em busca de reforços. Inclusive, o clube mineiro estava interessado em contratar um jogador do Boca Juniors e um do Inter.
A SAFE do Cruzeiro foi adquirida por Ronaldo Fenômeno, que se declarou torcedor de coração do clube e foi quem o devolveu para a Série A do Brasileirão após o clube ficar por três anos consecutivos na Série B.